Se você já ouviu falar em traje business casual, pode ter ficado na dúvida sobre o que realmente isso significa. E é natural, já que hoje em dia, muitos estilos compõem a moda e nem todas as pessoas estão por dentro de tudo.

Esse tipo de traje masculino é um estilo situado entre o casual e o social. Nesse caso, muita gente pode achar que seria algo como o chamado esporte fino, mas não é bem assim, já que o business casual é um pouco menos informal que o esporte fino.

O traje dos homens de negócio

A combinação foi elaborada para ser usada no trabalho, por isso o nome, que traduzido para o português significa “casual de negócios”.

Nesse estilo, algumas variações podem ser feitas e não há muito apego às regras. Na verdade, a composição irá depender muito das definições da empresa ou do negócio para o código de vestimentas.

É possível combinar produções simples, como uma camisa social com calça de sarja ou uma mais sofisticada, utilizando paletó com gravata.

Por que o traje business casual?

A visão das empresas sobre a vestimenta dos funcionários tem mudado bastante e isso se dá, entre outras razões, pelo fato de elas estarem seguindo conceitos mais modernos e padrões mais contemporâneos.

O business social é o tipo de traje que segue a tendência desses novos padrões de muitas empresas: trajes menos formais que o social completo e mais leves, mas não tão informais, a ponto de descaracterizarem a seriedade do negócio.

No Brasil, esse estilo tem mais uma razão para ser bem aceito, considerando que o clima do país muitas vezes é desfavorável para quem precisa usar terno ou outra combinação mais formal. Isso sem falar no conforto que um estio assim pode garantir.

Como compor um visual business casual?

Esse é um dos estilos em que a criatividade fala mais alto do que as regras. É preciso prezar pelo conforto, mas é necessário também ter muito cuidado para que o visual não acabe ficando básico demais.

A versatilidade do estilo permite uma infinidade de combinações, mas para ficar mais fácil de acertar, basta pensar em um look de trabalho casual, mas ao mesmo tempo elegante.

O ideal é que haja um equilíbrio para estar dentro da proposta do estilo. Se o blazer for escolhido com uma das peças, juntamente com uma camisa social e um sapato brogue ou oxford, por exemplo, usar uma calça de alfaiataria pode fazer o visual parecer formal demais.

Nesse caso, seria interessante trocar a camisa por uma camiseta e o sapato social por um tênis ou sapatênis.

Peças-chave

Para entender melhor como business casual é composto, relacionamos as peças-chave que, se bem combinadas, vão garantir o look ideal baseado nesse estilo.

Blazer

É uma das peças coringas do business casual, é suficientemente bem alinhado e irá combinar com a maioria das demais peças. Os casacos e paletós também são alternativas bastante válidas.

Suéter

Dias frios pedem peças que garantam conforto e proteção. O suéter pode assegurar o equilíbrio entre elegância e casualidade. Ele pode também ser usado com o blazer.

Camisa e camiseta

A camisa pode ser lisa ou com estampas discretas. Ela deve ter manga longa e ser usada por dentro da calça. Já as camisetas, podem ser usadas, contanto que outras peças mais formais componham o look.

Calça

Sarja, chino e calça de alfaiataria são algumas das melhores opções e as cores clássicas como caramelo, azul escuro e preto garantem a escolha. A modelagem deve ser preferencialmente slim, mas não pode ser justa demais. A calça jeans também tem seu espaço, mas não pode ter rasgos ou desgastes.

Calçado

Na hora de pensar nos pés, as opções são diversas: botas chelsea, mocassims, oxfords, brogues, tênis (com os devidos cuidados para evitar muita informalidade) e sapatênis. Quanto às cores, o marrom é mais casual do que o preto e o marrom claro é ainda mais casual.

Para encontrar os melhores calçados e compor seu visual com muito estilo, acesse agora a loja virtual da Kildare.