O sapato oxford masculino é um dos integrantes da moda clássica, voltada para o guarda-roupa dos homens. Com personalidade versátil, ele pode ser usado nas mais variadas ocasiões, oferecendo muito estilo ao seu usuário.

O modelo segue uma linha mais casual, porém, preservando a elegância e a sofisticação. Por isso, ele se torna o calçado ideal para eventos com pouca formalidade, como alguns tipos de reuniões, formaturas etc.

Por esse motivo, esse sapato merece destaque, recebendo um post especialmente para ele. Neste artigo, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o oxford. Tem interesse em conhecer mais? Acompanhe e confira!

Quais são as características desse sapato?

Descrever o oxford seria dizer, basicamente, que ele é um calçado de design robusto e básico. Originalmente era  feito todo em couro — tanto o cabedal quanto a sola. Apresentando bico grosso, cadarços e textura lisa. Mas com a necessidade de calçados cada vez mais confortáveis para o dia a dia do homem moderno, o modelo ganhou algumas adaptações. Como a sola de borracha, mais macia e confortável. Quebrando, assim, a sua formalidade. Além disso, é possível encontrá-lo em versões com detalhes diferentes, como o caso do oxford brogue, que apresenta alguns furinhos elegantes ao redor de sua estrutura.

Um sapato desse tipo é perfeito para acompanhar peças de alfaiataria, calças de sarja com camisas ou, até mesmo, uma calça jeans com um blazer. A ideia é usar esse item para atribuir um toque a mais de charme a um look de padrão casual.

Como surgiu o oxford masculino?

O calçado surgiu na metade do século XVII, próximo à região da Escócia e Irlanda. Seu primeiro nome era “balmoras”, batizado em homenagem ao tipo de sapato que o rei Eduardo VII costumava usar frequentemente.

No entanto, a sua popularidade se deu com os alunos da Universidade de Oxford — seu nome atual não é pura coincidência. Os jovens tinham o costume de usar esse calçado no dia a dia, a fim de preservar a formalidade do visual, sem ser necessário usar botas compridas, que eram muito comuns na época.

Desde então, esse modelo de sapato foi se tornando, cada vez mais, uma forte tendência e passou a receber diversas versões, mais casuais. Além de cores, formatos, adaptações para o closet feminino, estampas etc. Além disso, já recebeu outras denominações como “bal type” e “richelieu”, porém, seu nome ficou registrado como oxford.

Quais as diferenças para outros sapatos clássicos?

Não é nada incomum encontrar pessoas que confundem o oxford com outros sapatos clássicos, como o derby. É interessante ressaltar que ele se trata de um modelo fechado, com cadarços, bico comprido e arredondado na ponta. Além do mais, seu couro tem aspecto liso no cabedal e também na sola.

O derby compartilha das mesmas características, mas apresenta um par de abas costuradas na parte de cima de seu corpo, com destinação para o cadarço. No oxford, os furos são feitos diretamente no cabedal.

Como usar o sapato oxford masculino?

É preciso informar, desde já, que, na moda, não existe mais um conjunto de regras que precisam ser seguidas a fim de que a combinação seja perfeita. Na verdade, cada pessoa é livre para decidir a melhor forma de usar o que pretende. No entanto, esse segmento tem profissionais muito bem habilitados que conseguem oferecer truques muito úteis para melhorar a aparência.

Powered by Rock Convert

Por esse motivo, vale a pena estar atento a algumas dicas, para conseguir se inspirar e montar ótimas produções, melhorando a imagem e a autoestima. Por isso, confira, a seguir, algumas formas de usar o sapato oxford masculino!

Combinando bem as roupas

Saber como combinar adequadamente as peças de roupas com o oxford é fundamental para se sair bem em diferentes ocasiões. Usando um combo de terno com o sapato, logo se adquire a imagem séria. Embora apenas uma mudança de calça — colocando um jeans, por exemplo — seja o suficiente para transmitir um ar mais casual.

Para ocasiões casuais, os modelos de oxford com bico mais arredondado caem perfeitamente bem com peças mais eventuais, como os jeans e as camisas estampadas. Produções nesse estilo transbordam um ar mais despojado, sem parecerem desarrumadas. O que é perfeito para eventos um pouco menos formais.

Apostando na cor ideal

Como você viu, com a popularização do oxford, foram surgindo vários tipos de formatos e diferentes cores, cada um passando uma mensagem distinta de estilo, junto às combinações com o vestuário. Tendo isso em vista, saber a cor ideal é extremamente necessário.

O oxford preto fica bem em qualquer pessoa, além de ser uma peça coringa do guarda-roupa masculino. Por isso, aposte na junção com peças de alfaiataria para um look mais sofisticado. Para os modelos de cores mais claras, como o marrom claro, a combinação com um jeans e um blazer é excelente para um evento casual de fim de semana. O importante é manter em mente que, quanto mais escuro e liso o oxford for, mais formal ele pode parecer — e vice-versa.

Misturando diferentes estilos

Tendo ciência de como é a estrutura básica de um look formal e de um casual, é possível abrir uma margem para um mundo novo de opções: a mistura de estilos. Como a moda é democrática, sua criatividade é extremamente importante. Portanto, combinando todas essas dicas com seu estilo, não há erro!

Já pensou em usar um oxford preto bem clássico com uma bermuda de alfaiataria mais casual? Sem dúvidas, foge do óbvio e cria uma combinação estilosa. São pequenas misturas como essas que fazem total diferença nas combinações do seu vestuário.

Deixando-o como destaque do visual

Uma opção interessante de ousar é deixando o oxford como destaque do visual. Ele, por si só, já esbanja beleza e sofisticação, então, nada mais justo que dar o seu devido destaque. Usando uma calça jeans, com um corte que evidencie o sapato, com uma camiseta e um casaco básicos, você dá um show de estilo.

Além disso, pode apostar em acessórios para combinar com o sapato, como relógios, óculos, cintos, lenços e demais opções. Outra ideia é usar uma produção mais elegante, com tons neutros, que contrastam com a cor do oxford, levando toda atenção a ele.

Como foi visto, o sapato oxford masculino é uma peça tanto sofisticada quanto casual e confortável. Por isso, tem tudo para ser um item indispensável do closet masculino. Desde o dia até a noite, sua versatilidade dispõe de uma gama de opções de produções simples, porém elegantes e estilosas.

Curtiu saber mais sobre o oxford? Então, acesse nosso site e conheça nosso catálogo!