Nosso país é privilegiado com cenários e paisagens paradisíacas. Para quem curte um contato direto com a natureza, então, nem se fala! De Norte a Sul, de Leste a Oeste, os destinos são infinitos, e tudo é um verdadeiro convite para montar a barraca e aproveitar alguns dias de paz nas nossas montanhas e praias. Por isso, preparamoeste post com dicas imperdíveis de lugares no Brasil para acampar!

Seja você um aventureiro de primeira viagem ou um mochileiro experiente, não deixe de conferir esses cantinhos especiais que nossa terra preserva. Então, vamos conferir?

Chapada dos Veadeiros – GO

Entre todos os lugares no Brasil para acampar, as chapadas têm uma energia especial, com um destaque para a dos Veadeiros, que fica localizada no Centro-Oeste do país, mais exatamente no estado de Goiás. São inúmeras as cachoeiras por lá, de dimensões gigantescas e quedas de surpreender até os mais aventureiros.

O centro do parque nacional fica na pequena Vila de São Jorge e, dali, partem diversas trilhas pelo cerrado que vão até as principais cachoeiras, cânions e paredões de pedras. Além disso, você pode desfrutar de outras paisagens em Alto Paraíso e, claro, da imperdível piscina azul da cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante.

Cumuruxatiba – BA

Quando Cabral chegou ao Brasil, ele acertou em cheio! Afinal o Sul da Bahia é, simplesmente, um cenário de filme com praias calmas, falésias enormes e areias desertas. Cumuruxatiba é um exemplo desse paraíso e, sem dúvidas, é perfeito para acampar também.

Por lá, não é difícil encontrar campings bem estruturados, com banheiros confortáveis e até restaurantes. Porém, se preferir algo ainda mais simples e de convívio com os locais, alguns moradores oferecem um canto no quintal para armar a barraca também!

Serrinha do Alambari – RJ

Imagine um paraíso escondido! Ele existe e fica no Rio de Janeiro, mais precisamente na região de Penedo. A Serrinha, na verdade, é uma estrada de terra sem saída e acaba, justamente, próximo ao terreno de um enorme camping, repleto de cachoeiras e poços de águas cristalinas.

Powered by Rock Convert

O camping conta com chuveiros quentes, sauna e uma cantina para café e almoço. Não deixe de incluir, em seu roteiro, o poço da Coruja e o das Esmeraldas. Ambos são sensacionais!

Ilha Grande – RJ

Outro paraíso para viajar em terras cariocas é a famosa Ilha Grande, na região da Costa Verde. Por lá, não há nada de carros, a internet fica, quase que exclusivamente, na vila principal e há muita natureza em volta. Desse modo, não faltam campings para todos os gostos e bolsos.

Para chegar até lá, é preciso pegar uma balsa a partir de Angra ou de Itajaí. Tudo vai depender das praias que pretende visitar. Como dica extra, não deixe de ir até Aventureiros!

Carrancas – MG

Minas também é um dos lugares do Brasil para acampar, repleto de cachoeiras, montanhas e, com toda certeza, com a melhor comida caseira do país. A cidade de Carrancas parece reunir tudo isso num único lugar.

Por lá, há muitos locais para montar a barraca e apreciar as noites mais estreladas de sua vida! Surpreenda-se com a queda enorme da Cachoeira da Fumaça e do Complexo da Zilda!

Enfim, esses são apenas alguns lugares no Brasil para acampar, mas, como dissemos no início, o país é um palco perfeito para esse tipo de aventura. Invista em bons equipamentos, como mochilas, calçados confortáveis e barracas de qualidade, e boa viagem!

Curte viajar? Então, confira também nosso outro artigo com dicas imperdíveis de como planejar sua viagem e poder aproveitar ao máximo!