A maneira como escolhemos nos vestir diariamente é um modo de comunicação com o mundo. Isso acontece porque cada peça que escolhemos diz um pouco sobre nós e, por isso, a moda é considerada uma forma de expressão. No caso do estilo urbano, ele é carregado de significados, sendo forte e ousado.

Apesar de o street estar mais para um estilo casual, ele também pode ser adaptado para o formal, de maneira que você se expresse, independentemente da ocasião. Quer entender mais a respeito desse modo de se vestir e ser? Continue acompanhando a leitura para conferir as características desse estilo!

A origem do estilo urbano

O estilo de rua surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, por volta da década de 70 e influenciado pelo Hip Hop. Por isso, ele mistura inúmeras referências dos anos 60, 70, 80 e 90. Ademais, reflete estilo de viver no meio urbano, entre milhares de pessoas e uma cidade inteira, demonstrando que somos únicos, cada um com suas ideias e inspirações.

A composição desse estilo

No estilo urbano, todas as peças têm um papel importante e recebem destaque, sendo essencial fazer uma escolha a dedo, pois até os sapatos merecem atenção devido à sua capacidade de complementar o look. Vale selecionar calças, bermudas, jaquetas e afins, além de apostar na sobreposição de roupas e em alguns materiais, como couro sintético e jeans.

Os elementos essenciais

Para passar a imagem que existe por trás do estilo urbano, é preciso estar atento aos elementos essenciais que o compõem. Entenda melhor a seguir!

Powered by Rock Convert

Tamanhos

Uma das características marcantes do estilo urbano é o uso de peças de roupas de tamanhos grandes. Indo desde camisas e estampas até sapatos que aparentam ser maiores. Enquanto alguns preferem optar por comprar um item que seja de número maior, outros apenas escolhem aqueles que dão essa aparência mais despojada, solta e casual.

Estampas

As estampas não são essenciais, mas, quando utilizadas, podem deixar o visual mais completo e carregado. Então, use com sabedoria. Invista nas padronizadas, como o xadrez e o camuflado, além de imagens e frases, mas sem exagerar.

Cores

Junto às roupas de corte grande, são utilizadas cores escuras combinadas com as claras para formar contrastes baixos, moderados ou altos. São comuns peças em determinadas cores, como: azul-escuro,  bege,  cinza,  verde-militar,  vermelho,  rosa.. Mas desde que sejam mais sóbrias ou criem camadas.

Acessórios

Para complementar o visual street, são selecionadas peças e acessórios a mais para garantir a sensação de atitude. Entre eles, encontramos bastante as camisas abertas, jaquetas, bonés, chapéus, toucas, relógios e bolsas. Algumas roupas podem até mesmo ser utilizadas como acessórios, como é o caso das camisas xadrez, que são frequentemente amarradas na cintura.

Como visto, a maneira como nos vestimos diz muito sobre nós e funciona como uma forma de expressão. Por isso, se você se identifica com a ousadia e a postura marcante do estilo urbano, escolha bem suas roupas e sapatos para adquirir um bom resultado, ou seja, que o represente e faça com que você se sinta confortável.

Este artigo sobre o estilo urbano como maneira de se vestir foi útil para você? Então, venha conferir a seleção de calçados inspirados nessa tendência que nós preparamos!