A principal semelhança entre o mocassim e o dockside é que ambos conquistaram seu espaço e preferência quando o assunto é moda. Apesar de serem muito confundidos, eles têm origens, formato, acabamento, solado, entre outras características diferentes. Você também confundia esses dois modelos de calçados? Então, continue a leitura e entenda as suas diferenças!

No formato

Ambos apresentam uma estrutura parecida. Isso acontece porque o dockside é um modelo inspirado no mocassim tradicional. No entanto, ele apresenta um bico mais quadrado quando comparado com a versão original, além disso o mocassim é composto, geralmente por apenas duas peças inteiras o corpo lateral e a parte superior, enquanto o dockside possui duas peças extras nas laterais que servem para a fixação dos cadarços.

No estilo

O mocassim faz parte da moda clássica e casual masculina, combinando com peças mais elegantes. Já o dockside pertence à linha navy, caindo bem com roupas e acessórios inspirados no estilo náutico.

No solado

Eles também apresentam solas diferentes — a do mocassim é mais fina e flexível, enquanto o dockside foi projetado para cumprir as demandas dos marinheiros, adaptando-se ao chão de barcos. Por isso, seu solado é mais grosso e costuma usar borracha na sua confecção. Além do mais, é comum que sua sola seja na cor branca.

No acabamento

Tanto o mocassim quanto o dockside apresentam costura, com ponto celeiro, nas extremidades, porém, o primeiro raramente apresenta cadarços e o outro é um ponto essencial na maioria das suas versões. As cores e materiais também variam, e a versão náutica costuma ser encontrada de forma mais colorida e também com opções em tecido, como a lona. Enquanto o clássico mocassim mantém a neutralidade nas colorações e é geralmente em couro.

Powered by Rock Convert

Mesmo tendo várias semelhanças, cada um desses modelos pertence a um estilo diferente e errar na escolha pode comprometer todo o look. Portanto, não se esqueça de adequar o calçado ao ambiente em que pretende usá-lo.

 

 

Agora que já sabe as diferenças entre mocassim e dockside, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre a moda masculina?