O futebol é a grande paixão nacional e, por isso, quando nossas seleções entram em campo, vibramos a cada gol. Apesar disso, muitas vezes não ficamos a par das curiosidades sobre o futebol e acabamos por desconhecer muitos detalhes sobre a criação e o desenvolvimento do esporte ao longo do tempo.

Para mudar isso, nós mostramos 7 curiosidades sobre o futebol que você precisa saber. Confira!

1. Local de origem

Apesar de haver registros de diversas civilizações que praticavam uma atividade similar ao futebol, foi na Inglaterra que ele se oficializou como um esporte, no século XIX, com a criação do primeiro time, o Notts County.

2. Partidas com mais gols

Segundo registros, a partida com a maior goleada aconteceu em 1885, na Escócia. Na ocasião, o time de Arbroath marcou 36 gols em cima do Bon Accord. Com uma média de um gol a cada dois minutos e meio de partida. Enquanto no Brasil, a maior goleada foi protagonizada pelo Botafogo, que venceu o Madureira com um placar de 24 x 0 em 1909.

3. Primeiro jogo no Brasil

A primeira partida de futebol registrada no Brasil aconteceu em abril de 1895. No entanto, é curioso, que as duas equipes eram formadas somente por ingleses, que foram os responsáveis por trazer o futebol para o país. O primeiro time de futebol com jogadores brasileiros surgiria apenas 7 meses depois, com a fundação do Flamengo, no Rio de Janeiro.

4. Maior público da história

De acordo com a FIFA, o maior público já registrado numa partida de futebol foi de cerca de 200 mil pessoas. Isso ocorreu no Estádio do Maracanã para assistir à final da Copa de 1950. na qual o Brasil perdeu para o Uruguai.

O maior número de espectadores pagantes, no entanto, foi registrado em 1969, durante a Copa do Mundo no México. Na ocasião, mais de 183 mil pessoas pagaram para assistir ao duelo entre Brasil e Paraguai.

5. Cartão vermelho mais rápido

Em 2000, o jogador britânico Lee Todd quebrou todos os recordes e foi expulso com apenas 3 segundos de partida, pois insultou o juiz depois de se assustar com o apito, que anunciava o início do jogo.

6. Reconhecimento como modalidade olímpica

O reconhecimento do futebol como esporte olímpico aconteceu apenas em 1900, quando os jogos foram disputados na cidade de Paris. E a Grã-Bretanha se consagrou como a primeira vencedora do torneio. A primeira Copa do Mundo aconteceria apenas 30 anos depois, no Uruguai.

7. Surgimento dos cartões

Os temidos cartões amarelo e vermelho surgiram apenas na Copa de 1970. A ideia nasceu após uma confusão em 1966, quando o juiz alemão Rudolf Kreitlen não conseguiu expulsar o capitão argentino devido às dificuldades com o idioma.

Como você acabou de ver, a história do futebol não é tão antiga quanto a de outros esportes, mas já acumula números e dados que impressionam seus admiradores!

Agora que você já conhece as curiosidades sobre o futebol e descobriu informações novas sobre o esporte, que tal dividir nosso post com seus amigos? Não perca tempo e compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais!