Saber como se vestir para uma festa pode ser uma missão complicada para muitas pessoas, já que os trajes adequados dependem do tipo de evento. Além disso, em algumas ocasiões, o próprio convite indica o estilo, o que pode facilitar, mas nem sempre você sabe o que ele significa.

Para ajudá-lo a entender como escolher as peças de roupa ideais para cada ocasião, nós indicamos, abaixo, os principais estilos usados em festa e damos detalhes de cada um deles. Confira!

1. Esporte fino/passeio

Como o próprio nome indica, o traje esporte fino é um intermediário entre o esportivo e o social. Ele é um dos mais utilizados em eventos, pois confere elegância na medida certa, sem exageros, mas também sem extrapolar na informalidade. Assim, ele é perfeito para festas diurnas, como casamentos ao ar livre ou ocasiões noturnas mais descontraídas.

Para compor looks nesse estilo, você pode apostar, por exemplo, na combinação do blazer ou da camisa social com calça jeans, que é a união perfeita para não errar. Uma dica é dobrar a barra da calça para dar um toque estiloso. Para quem é mais ousado, é possível adicionar uma camisa estampada por dentro do blazer, o que garante uma combinação jovem e moderna.

Já em relação aos sapatos, você pode ficar bem tranquilo. As pessoas mais tradicionais podem dar preferência ao bom e velho sapato de couro, como mocassins e oxfords — porém, até mesmo modelos mais informais, como sapatênis, podem ser utilizados nesse caso.

Kildare KnitPowered by Rock Convert

2. Passeio completo/social

Esse é o estilo mais utilizado em ocasiões formais, como casamentos tradicionais e outras festas noturnas ou cerimônias especiais que exigem bastante elegância. Para os homens, a regra é usar o terno completo, ou seja, paletó, colete e calça. Para complementar o traje, é necessário incluir uma boa gravata e uma camisa social, é claro.

Por serem eventos que exigem distinção, não há muitas formas de sair do óbvio. Por causa disso, aposte sempre em ternos escuros e combine-os com sapatos de couro de modelo oxford ou mocassim. Para dar toques especiais e ganhar destaque, aposte nos acessórios, como um cinto social ou um bom relógio.

3. Black-tie/traje de gala

Se você pensa que o traje social é o mais elegante possível, está muito enganado. O traje de gala é o mais indicado para as situações superformais e, por isso, é mais incomum receber convites que exigem esse tipo de produção. Ele é muito utilizado em eventos famosos, como a premiação do Oscar.

Assim como o social, não é possível negociar as peças masculinas no black-tie. Nesse caso, o que entra em cena é o smoking, que se diferencia do paletó por sua lapela em cetim e pela gravata borboleta. Para não errar, prefira o smoking preto com camisa social branca. No caso do sapato, os mais indicados são os modelos em verniz, mas você também pode optar por um oxford de ponta fina.

Agora que você já sabe como se vestir para uma festa, que tal dividir essas dicas com seus amigos? Compartilhe nosso post nas redes sociais agora mesmo!