Saber como planejar uma viagem pode ser muito útil para adquirir novas experiências, aprender sobre outras culturas, conhecer lugares novos e ter contato pessoas diferentes. Toda essa vivência pode ser experimentada sozinha ou em companhia de amigos, familiares ou companheiros, dentro ou fora do país, entre outras circunstâncias.

Entretanto, todo esse processo exige uma organização atenciosa, o que pode ser trabalhoso para muitas pessoas, especialmente àquelas que não estão acostumadas a viajar. Por isso, nada melhor que pensar antecipadamente em cada passo, para que, depois, você possa aproveitar, ao máximo, o seu passeio.

Pensando nisso, ensinamos 5 dicas essenciais para quem quer viajar sem dores de cabeça. Tem curiosidade em saber mais sobre esse assunto? Então, é só continuar acompanhando este post!

1. Defina o destino

A primeira coisa a se fazer antes de viajar é escolher um destino levando em consideração aquilo que você gosta. Para decidir, pense nas suas preferências (campo, cidade, praia ou neve) e nos lugares que você sempre sonhou em visitar, mas que ainda não teve a oportunidade.

Pondere também sobre o que você espera da viagem, quais atividades gostaria de fazer — como conhecer a história ou gastronomia local, entrar em contato com a natureza, experimentar a vida noturna da região etc. — e até quanto pretende gastar. A partir dessas informações, você consegue planejar melhor o resto da jornada.

2. Faça um orçamento para a viagem

Ainda que você tenha economias para isso, é sempre importante fazer as contas de quanto realmente será necessário para pagar as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, passeios, compras e presentes.

Além disso, é fundamental levar um dinheiro a mais para se prevenir de imprevistos ou evitar alguma surpresa desagradável. Um cartão de crédito também é útil para momentos como esses.

Para saber mais sobre os custos do local que você pretende conhecer, vale a pena pesquisar valores atualizados em blogs, revistas, sites e mídias, além de ler comentários e informações de outras pessoas que passaram por lá.

Kildare KnitPowered by Rock Convert

3. Encontre um lugar para se hospedar

O local onde você se instalará depende das condições em que está viajando. Caso esteja em companhia, o ideal é procurar por acomodações maiores, em que caibam todas as pessoas de maneira confortável.

Ponderar entre hostel e hotel é uma boa ideia. Pense no quanto você pretende gastar e confira as vantagens de um e outro. Muitas vezes, um local menor consegue oferecer o mesmo conforto que um estabelecimento cinco estrelas. Portanto, reflita também sobre as suas preferências de hospedagem e pesquise muito sobre os lugares.

É importante também observar a localização do recinto, pois se estiver muito longe do trajeto que pretende fazer, será necessário ter outros gastos com transporte. Aproveite os sites, como o Booking e o Airbnb, entre outros, para encontrar o lugar perfeito.

4. Planeje os dias de viagem

Saber quantos dias pretende ficar é importante para também marcar a hospedagem. Além de definir melhor o orçamento e organizar um cronograma de atividades e passeios a pontos turísticos. Além disso, para ajudar a decidir o tempo de viagem, confira a programação da cidade, a época e o clima.

5. Pesquise muito sobre o lugar

Pesquisar nunca é demais. Sem contar que saber mais sobre os costumes da região em que se deseja passar uns dias ajuda a se localizar melhor e pode ser útil para fugir de alguns golpes que os habitantes costumam fazer com turistas.

Fazer pesquisas em blogs e vídeos de idioma local, caso o seu objetivo seja uma viagem estrangeira, é essencial para aprender mais sobre o país, o estado e a cidade. Assim, você conhece as gírias, os sotaques e, até mesmo, os lugares bons para conhecer, comer e dormir.

Como você viu, entender como planejar uma viagem permite que você viva, com muito mais intensidade, os momentos bons e guarde melhores recordações, principalmente por ter se prevenido de problemas e prontificado-se a resolver eventuais imprevistos.

Gostou do post? Então, não deixe de passar na nossa página do Facebook e deixar sua curtida para ver mais dicas como essas!