Saber como limpar couro é necessário, já que os materiais naturais costumam pedir por alguns cuidados especiais para que se mantenham conservados e bonitos por mais tempo. Essa manutenção precisa ser frequente, de modo que não é recomendável que a sujeira permaneça por mais de alguns dias.

Além disso, o material tem uma longa vida útil, porém, ela apenas existe quando a limpeza e o armazenamento são feitos corretamente, evitando agentes que podem causar danos à estruturação da peça, como bolor, material orgânico, produtos químicos etc.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas e rápidas para que você nunca erre na limpeza das suas peças de couro e possa tê-las por muito mais tempo. Quer saber mais? Então, não deixe de ler este post!

Dicas para limpar couro corretamente

Primeiramente, é importante ressaltar que a limpeza deve ser feita regularmente. Sempre que usar um item feito de couro, limpe-o em até 3 dias antes de guardá-lo. Além disso, aqueles que estão dentro do closet devem ser tirados a cada 15 ou 30 dias para tomar um pouco de ar.

Confira, a seguir, outras dicas para realizar a limpeza do seu sapato, bolsa ou acessório de couro!

Use uma flanela

Na hora de retirar aquela poeira superficial, a melhor ferramenta para se usar é o pano de flanela. Como o tecido é macio e dificilmente solta pelos, não há o perigo de arranhar a superfície do couro ou sujá-lo novamente com restos de lã.

Hidrate o couro

Como o couro é natural, é comum que haja degradação com o tempo. Por isso, no caso de couros lisos, é importante mantê-los hidratados, a fim de que preserve o seu brilho e o aspecto de novo. Além disso, a hidratação previne rachaduras na estrutura da peça.

Portanto, vale a pena procurar um hidratante específico para esses itens em locais especializados. Mas lembre-se de se certificar de que o produto é adequado àquele tipo de couro, para que não acabe danificando-o.

Para hidratar, basta seguir alguns passos, como:

  • retire o cadarço — caso seja um sapato e haja um;
  • com um pano macio, aplique uma camada de hidratante por toda a peça;
  • deixe que aja por alguns minutos (entre 15 e 30);
  • retire o excesso, caso haja.

Utilize um creme para polir

Depois da hidratação, outra coisa importante a se fazer, é o polimento. Essa aplicação pode ser feita em um intervalo de dois meses. Nesse caso, é necessário usar determinados produtos, como creme para polir, cera ou graxa. Eles ajudam a criar uma camada de proteção, evitando manchas, gorduras e demais sujeiras.

O procedimento para polir é semelhante ao de hidratação. Com o item limpo, pegue um pano e coloque o produto de polimento. Depois, faça movimentos circulares em toda a extensão do material. Após isso, basta deixar secar. Caso queira dar mais brilho, aposte em uma escova de cerdas macias ou, inclusive, em uma flanela, para lustrar.

Tanto a hidratação como o polimento devem ser feitos apenas nos couros com pele. Ou seja, aqueles lisos. Outros tipos, como a camurça e o nobuck não aceitam esses produtos.

Cuidados com a conservação de peças de couro

Depois da limpeza, o armazenamento adequado é fundamental para que o produto de couro se conserve corretamente. O ideal é sempre mantê-los o mais arejado possível. Evite guardar em sacos, mesmo que de tecido, pois poderá criar umidade fazendo com que haja formação de mofo.

Se a sua peça for uma bolsa ou carteira, é interessante colocar alguns papéis ou plásticos dentro, para criar volume. Isso contribui para que ela não perca o seu formato original, facilitando na hora do uso. Além disso, evite deixar o couro exposto à luz solar e guardá-lo ainda molhado. Para secar, invista no algodão ou pano de aspecto macio, mas nunca no secador. O calor excessivo ajuda a desgastar e desidratar o material.

Para fugir do mau cheiro, você pode colocar, dentro do forro, saquinhos odorizantes.

Demais atenções para a limpeza de cada tipo de couro

O couro, assim como a maioria dos artigos de moda, apresenta diversas variações, como os lisos, a camurça, o nobuck entre outras. Cada um tem origem em uma parte diferente da pele do animal, por isso, alguns são mais sensíveis aos fatores externos, e outros, mais resistentes. Entenda, a seguir, como limpar couro de cada tipo!

Couro tradicional

Como você viu, a limpeza do material tradicional pode ser feita com apenas um pano de algodão. Caso a sujeira seja mais forte, você pode experimentar umedecer o tecido para facilitar a retirada. No entanto, nunca deixe que fique muito molhado.

Além do mais, se a peça foi confeccionada em um material mais claro, é uma boa ideia usar sabão de coco na sua limpeza. Use uma esponja macia e aplique o sabão. Em seguida, passe um pano para retirar a espuma e deixe secar no ambiente.

Apenas preste atenção ao excesso de água, principalmente, se a peça tiver adereços de metal, pois eles podem enferrujar se forem guardados ainda molhados, podendo manchar definitivamente o seu couro.

Nesse tipo de couro também pode-se fazer a hidratação e o polimento, como explicado anteriormente. Desde que faça o uso de produtos específicos para este fim.

Camurça

A camurça é um tipo de couro muito mais delicado. E exige mais atenção, não apenas na hora de higienizá-la, como até durante seu uso. Neste tipo de material, não pode ser aplicado nenhum tipo de produto químico. Portanto não passa pelas etapas de hidratação e polimento durante sua limpeza.

Um dos pontos mais importantes a ser considerado quando se fala em camurça, é evitar ao máximo, o contato com a água. Quanto mais você evitar contato com água e sabão, maior será a sua durabilidade. Em caso de manchas superficiais, é possível retirá-las usando uma escova de cerdas macias, podendo até ser uma escova de dentes antiga, desde que esteja limpa. Faça movimentos suaves, de vai e vem,até finalizar a higienização.

Agora que você sabe como limpar couro corretamente, tente aplicar essas dicas em todos os seus artigos desse material com uma certa frequência. Cuidar bem do seu produto é importante para aumentar a sua durabilidade, tornando-o um melhor investimento do seu dinheiro.

Curtiu o post? Então, não deixe de acessar o nosso site para encontrar o sapato de couro perfeito para você!