Calçados não são objetos que compramos meramente para desempenhar uma única função. Eles servem como parte de nosso conforto, saúde e, é claro, como elemento para compor um estilo. Por isso, é necessário levar em consideração todas essas questões na hora de comprar um sapato casual masculino. Se você quer escolher calçados de qualidade e que sejam versáteis, confira nossas dicas a seguir!

O que são sapatos casuais?

Sapatos casuais são aqueles utilizados durante o dia a dia, que têm um estilo despojado, um visual moderno ou um perfil mais jovem.

Às vezes esses efeitos são produzidos pelos diferentes materiais, pelo colorido ou ainda pelos detalhes e acabamento, mas o resultado é que não são os sapatos que você usaria com um terno.

Por outro lado, são os calçados ideais para ir a um passeio, à balada ou para à prática de esportes e atividades ao ar livre, por exemplo. Vale sempre a pena ter pelo menos um bom par de sapatos casuais para uso básico quando necessário.

Quais os tipos de sapato casuais masculinos?

Nem todos os sapatos casuais são iguais. Há diferentes tipos deles, e cada um se adequa melhor à ocasiões e estilos distintos. É importante aprender como e quando usar o seu. Para ajudar na escolha do mais indicado para você, listamos abaixo 3 tipos. Confira!

Tênis

Embora atualmente sejam também itens de moda, os tênis são feitos com foco na resistência e na proteção, pois eram inicialmente usados em profissões e atividades físicas de alto impacto.

Hoje em dia, no entanto, os tênis tiveram seu uso expandido para além dessa finalidade. Há diversas opções que podem ser usadas no dia-a-dia, seja pelo conforto ou para compor um visual.

Os tênis são alguns dos sapatos mais casuais – dificilmente são usados com roupas formais ou para eventos que exigem traje a rigor, mas caem muito bem com calças jeans e camisas estampadas, por exemplo.

São ideais para quem tem um estilo descolado e sabe combinar cores, acessórios e materiais para criar visuais marcantes.

tenis kildare

Sapatênis

Intermediário entre o tênis e o sapato social, o sapatênis se aproxima do formal sem chegar a ser sério demais, mantendo uma certa descontração sem abrir mão da elegância.

Se o tênis é um sapato fortemente associado ao ar livre e a um visual descontraído, o sapatênis já é mais usado para passeio na cidade ou para frequentar ambientes internos como shoppings, teatros restaurantes ou cinemas.

Esses calçados combinam com jeans, mas também com bermudas para compor o visual nos dias de calor. O ideal é saber escolher o sapatênis certo para a ocasião, já que há uma grande variedade: dos mais sérios, de couro, aos mais informais, coloridos, estampados e com outros detalhes.

Bota

Um calçado extremamente versátil, as botas geralmente têm as vantagens de serem bastante resistentes, protegerem os tornozelos e apresentam solados reforçados.

São frequentemente usadas em ambientes de trabalho, mas também são a escolha de quem pratica trilhas, escaladas, esportes radicais e outras atividades que exigem proteção, resistência e boa tração nos pés. Como são feitas na maior parte das vezes de couro ou borracha.

Kildare KnitPowered by Rock Convert

Mas não é só para os ambientes e atividades mais pesadas que as botas servem. Elas também não abandonam o estilo, e podem ser calçados da moda para ambientes urbanos e visuais arrojados.

Alguns modelos chegam inclusive a ser adequados para ambientes formais. A dica é evitar usá-las em momentos de muito calor, já que os materiais usuais não permitem que o pé respire.

bota kildare

Como escolher o modelo ideal?

Antes de comprar seu sapato casual masculino, é preciso levar em conta não só o tipo de calçado que você procura, mas também questões como conforto, resistência e, claro, a relação custo-benefício.

Por isso, é importante se informar para poder fazer a escolha que mais se adeque às suas necessidades e preferências.

Para diminuir o risco de errar caso você não tenha o conhecimento adequado antes de comprar, apresentamos aqui algumas dicas para te ajudar na pesquisa na hora de escolher o sapato casual ideal. Confira abaixo!

Conforto

Esse é o critério mais importante para a escolha do sapato. A proteção dos pés e articulações é essencial, o que significa que o calçado deve ser resistente o suficiente sem deixar de ser maleável.

Além disso, a numeração deve ser adequada: é importante que haja um pouco de espaço a mais entre os dedos e a frente do sapato, já que se o tamanho for justo demais provavelmente haverá incômodo ao longo do uso.

Preço

A regra geral é encarar um bom sapato como um investimento: o importante é que ele dê um bom retorno ao longo do tempo, mesmo que para isso seja preciso empenhar um pouco mais na aquisição. O importante é evitar o “barato que sai caro”.

Vale a pena procurar com cuidado para descobrir um fornecedor que ofereça sapatos casuais de qualidade e com boas condições, que gerem confiança no produto que foi comprado. Afinal, isso tudo se traduz em maior resistência e durabilidade.

Qualidade

Muitas vezes relacionado ao critério acima, a qualidade do sapato vai influenciar no seu tempo de vida útil – também é um fator que determina diretamente o seu conforto ao calçar.

Um sapato bem costurado, feito de materiais de qualidade e com bom acabamento não somente será confortável de usar, como também poderá durar bem mais se for bem conservado.

Nesse sentido, um calçado de alta qualidade certamente terá mais valor no quesito custo-benefício do que um de preço inferior, mas que se deteriorará rapidamente.

Ocasião

É preciso saber qual será o uso do seu calçado casual, afinal, como já vimos, tipos diferentes se prestam melhor às suas ocasiões próprias.

Além disso, é importante que o sapato combine com o estilo de quem usa, já que a escolha de um modelo mais ousado destoa completamente de um estilo discreto, por exemplo.

O importante é fazer um conjunto harmônico no vestiário, que componha bem a imagem que você quer passar.

Agora que você já sabe como escolher um sapato casual masculino, que tal visitar uma loja online que oferece modelos que aliam conforto e qualidade? Confira agora mesmo os produtos da Kildare.