Sempre que surge uma ocasião mais elegante, que pede o uso de um terno, é possível ver uma gota de suor escorrendo na testa de um homem, principalmente ao pensar em como dar nó em gravata, não é mesmo? Esse acessório masculino causa dor de cabeça em muitas pessoas, inclusive naquelas que tentam ajudar a amarrá-lo.

Além disso, o grau de dificuldade pode aumentar de acordo com o tipo de nó da gravata. Pouco se fala disso, mas existem diversas formas de usar esse adereço, como modo tradicional, duplo, windsor, borboleta, entre outros.

Por essa razão, criamos este post para mostrar que fazer um nó perfeito na gravata não é uma tarefa tão difícil assim. Ainda tem dúvidas sobre isso? Então, acompanhe a leitura e veja um passo a passo!

Aprenda como dar nó em gravata

Enquanto muitos homens precisam usar esse item diariamente, principalmente por conta do dress code corporativo, outros colocam-no uma vez ou outra na vida, muitas vezes, optando pelo modelo de zíper, a fim de evitar problemas na hora de amarrar.

No entanto, essa peça consegue dar muito mais elegância a um look e, no fim das contas, não é tão difícil deixá-la arrumada. Confira, a seguir, um tutorial para fazer um belo nó em uma gravata!

Encaixando na camisa

Comece levantando o colarinho da camisa e posicionando a gravata em volta do pescoço, seguindo a linha da gola. Deixe a ponta mais larga no sentido da sua mão dominante. Isto é, se você for destro, essa parte fica no lado direito, mas se for canhoto, opte por deixá-la no esquerdo.

Além disso, tenha certeza de que essa ponta fique duas vezes maior que a parte mais estreita. Ao garantir que ela esteja mais próxima do cinto que o outro lado, você consegue tamanho o suficiente para dar o nó, sem deixá-la em um comprimento muito pequeno.

Fazendo o nó

Existem diversos tipos de nós de gravata, de acordo com o tipo de gravata e também gosto pessoal. Mas vamos falar sobre o Nó Simples, que é aquele nó coringa, que pode ser usado com os mais variado tipos de gravata, além de ser super fácil de fazer.

Passe a ponta mais larga por cima da outra em uma volta completa. Com a mão livre, segure a ponta em que as duas se encontram. Depois disso, passe mais uma vez pela parte da frente e, em seguida, atravesse a parte larga por dentro do colarinho, fazendo o nó.nó de gravata

Se a gravata for muito larga, o ideal é apostar em um nó dublo, para isso basta repetir o passo quatro, dando duas voltas, antes de finalizar o nó com o passo cinco.

Ajustando a gravata

Com o nó pronto, puxe a ponta estreita e ajuste-o de maneira que deixe o pescoço confortável. Coloque-o mais próximo do colarinho e, quando estiver pronto, abaixe a gola e garanta que a gravata não apareça em volta do pescoço.

Outro ponto importante para se observar é a altura da peça. O ideal é que ela fique na linha do cinto, encostando a sua ponta na fivela. Por isso, confira se ela não está abaixo ou acima demais do ponto correto.

Além disso, nunca deixe de escolher a cor e a estampa do acessório de acordo com o ambiente. Em lugares formais, é mais indicado optar pela versão lisa ou com uma padronagem sem muitos detalhes, como as listras. Caso esteja indo a um lugar menos sério, vale a pena apostar em modelos coloridos para dar um destaque maior ao visual.

Agora que você aprendeu como dar nó em gravata, não há mais razões para se sentir inseguro na hora de vestir um terno, certo? Para montar um look ainda mais elegante, não se esqueça de combinar todas as peças e buscar sempre um equilíbrio de cores.

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook para conferir mais conteúdos como este!