Uma preocupação que está muito em alta é a diminuição do consumo para garantir um planeta mais sustentável e cidadãos mais conscientes. Quem procura viver um estilo de vida assim pode apostar no armário cápsula masculino, um conceito que foi criado para facilitar a vida de quem quer andar bem produzido sem precisar acumular muitas peças de roupa.

De acordo com os criadores do conceito, uma pessoa precisa de 30 a 40 peças de roupa para se vestir bem em diferentes ocasiões. Dessa maneira, o resto é supérfluo e pode ser passado adiante. Porém, é claro que fazer essa seleção pode ser um grande desafio. Pois é necessário saber como harmonizar suas peças e abrir mão de alguns itens queridos.

Para facilitar sua vida, nós preparamos, neste post, algumas dicas para você montar seu próprio armário cápsula. Confira abaixo!

Visualize todas as suas peças

O primeiro passo que você deve dar é retirar todas as suas peças do armário para ter um panorama do seu acervo. Aproveite esse momento para se livrar de todas aquelas que já não utiliza há muito tempo, seja lá qual for o motivo. Com essa primeira triagem, você já deve reduzir bastante o número de roupas e pode partir para a próxima etapa.

Mantenha as roupas mais queridas

Todos temos algumas peças de roupa a que somos apegados, seja por terem sido presentes de alguém querido, seja por lembrarem uma ocasião especial. Não se preocupe, pois não é necessário sacrificá-las no processo de montagem do seu armário cápsula. Mantenha-as com você e tente combiná-las com outras peças. Caso não seja possível, guarde-as em um espaço separado.

Defina uma quantidade de peças

Depois de excluir as peças que não utiliza nunca, é necessário definir quantas pretende manter em seu armário. O ideal é não ultrapassar 40 unidades, porque, acima disso, você já acumularia mais do que precisa. Um número muito abaixo de 30 também não é recomendável, pois isso dificulta os arranjos.

Powered by Rock Convert

Considere seu estilo de vida

Quando tiver em mente a quantidade de peças que pretende manter, é hora de eleger as que entrarão no seu armário. Já que você tem um número bastante limitado, o ideal é priorizar roupas que combinam com o seu estilo de vida.

Sendo assim, quem trabalha em ambientes formais deve dar preferência às camisas sociais e a calças de alfaiataria. Já as pessoas mais descontraídas, como estudantes, podem dar prioridade às camisetas estampadas e às bermudas.

Mantenha a harmonia nas cores e estampas

É preciso ser bastante criativo para fazer diferentes combinações entre as peças que foram eleitas para seu armário cápsula. Uma forma de facilitar esse processo é mantendo uma paleta de cores harmônica. Tanto nas roupas lisas quanto nas estampadas, pois isso já amplia as possibilidades de juntar uma peça a outra.

Separe os itens por estação

Se você mora em um local com estações do ano bem demarcadas, sabe que existem algumas peças de roupa que ficam encostadas durante alguns meses, seja pelo frio, seja pelo calor. Dessa forma, quem utiliza um armário cápsula deve reorganizá-lo na virada da estação, para incluir itens adequados às temperaturas.

Invista em acessórios

Os acessórios são os melhores aliados para quem tem um armário cápsula, pois ajudam a montar visuais diferentes com apenas alguns toques simples. Sabendo disso, invista em determinados itens, como sapatos, cintos e pulseiras, para harmonizar com as roupas de seu armário.

Seguindo esses passos, você tem a oportunidade de montar um armário completo sem precisar acumular muitas roupas. Além disso, esse processo ajuda na hora de escolher um visual para sair, pois diminui bastante a indecisão na hora de selecionar opções, haja vista que mantém apenas peças que harmonizam umas com as outras.

Agora que já conferiu todas as nossas dicas para montar um armário cápsula masculino, conte para a gente como você organiza seu armário. É só deixar um comentário em nosso post!