Uma coisa que aprendi nesses últimos anos foi que sou uma pessoa movida por desafios. Os desafios me tornaram quem sou hoje, e sem eles eu estaria praticamente no mesmo lugar há anos.

Quando tomei a decisão de seguir meus sonhos e traçar minha própria jornada, não foi uma tarefa fácil. Jamais imaginei onde a fotografia e as escolhas que fiz através dela me levariam. O que posso dizer é que foi libertador para mim.

Na maioria das vezes, colocamos obstáculos como o medo de errar, que nos impedem de seguir nossos sonhos e objetivos e que muitas vezes nem existem, estão apenas dentro da nossa cabeça. Na maioria das vezes eles são criados por nós mesmos ou ainda impostos por outras pessoas.

O medo é algo bom, mas ele não pode te impedir de realizar. Ele faz parte da nossa vida, e enfrentá-lo de frente mostra o quanto somos capazes de realizar coisas fantásticas.

Quando eu me tornei fotografo e fui viajar o mundo, eu tive medo. Mas enfrentei ele de frente, assim minha jornada se tornou muito mais fácil.

Cada lugar, cada pessoa e cultura que conheci, fez com que eu tivesse cada vez mais certeza da escolha que fiz para mudar eu estilo de vida. Abri mão de um trabalho, que para muitos era a melhor coisa do mundo, para ir atrás de algo incerto e sem perspectiva a curto prazo. Mas que a longo prazo se tornou uma das coisas que não quero abrir mão por nada.

Ter a liberdade de trabalhar com que o que eu mais gosto, que é a fotografia de viagem, me fez perceber que o mundo é muito maior que eu imaginava. A minha bolha expandiu de uma forma que nunca imaginei que seria possível.

Eu não estou dizendo para você largar tudo e sair a viajar pelo mundo. Mas quero dizer que você deve seguir seu instinto e ir atrás do que te faz feliz. Ninguém melhor do que você mesmo para saber o que é melhor para sua vida.

A jornada é sua e de mais ninguém. Escolha estar perto de pessoas que estejam do seu lado e que compartilhem dos mesmos sonhos e objetivos.

A vida é muito mais fácil e leve quando estamos fazendo o que gostamos e com pessoas que nos apoiem, assim como devemos apoiar as pessoas que estão ao nosso lado. Dessa forma, nossa jornada fica muito melhor e divertida.

Tire um tempo para refletir e escutar seu coração. Esse exercício fará com que você redescubra o significado da sua jornada.

Acompanhe a jornada de Edu Viero através do instagram @eduviero e @_kildare.