Acampar pode ser uma experiência incrível e desafiadora, o que deixa tudo ainda mais empolgante. Além disso, no momento que estamos vivendo é uma ótima forma de fugir da rotina e relaxar longe de aglomeração. Afinal, cuidar da nossa saúde e das pessoas a nossa volta é essencial para se divertir sem preocupações.

Mas eu sei que muitas vezes rola aquela insegurança, afinal é algo que foge totalmente do que estamos acostumados. Por isso eu separei 5 dicas essenciais pra acampar sem perrengues e curtir ao máximo esse momento. Então cola aqui pra conferir!

Escolha a barraca certa

O primeiro item essencial na hora de acampar, não poderia ser outro, a barraca. Afinal é ali que você vai viver por alguns dias. Então pesquise sobre modelos e certifique-se de garantir aquela que for mais adequada pra você. Se você vai com crianças e pretende levar o aparato completo para cozinhar e se divertir vale apostar nos modelos maiores com dois quartos, por exemplo. Agora se a ideia é mochilar por aí, é melhor optar pelos modelos mais
compactos, leves e fáceis de montar.

Defina a localização que mais se adapte ao seu estilo de viagem

O local onde irá acampar, também deve ser definido com cuidado. Se você não tem muitos acessórios e está iniciando na vida de campista o ideal é apostar em campings mais estruturados e próximo de cidades. Onde você tenha fácil acesso a mercados e restaurantes, por exemplo. Mas se você já um campista raiz, vale ousar mais e escolher locais mais remotos.

Pense na alimentação com antecedência

Como você fará suas refeições é uma questão muito importante e vai depender do local em que for acampar. Se você vai para algum lugar mais remoto, não esqueça que além da comida, em si, terá que levar diversos utensílios para cozinhar. Então já planeja suas refeições com antecedência, optando por aquelas mais simples e fáceis de fazer. Dessa forma você saberá exatamente o que precisa levar. Se você não tem utensílios de cozinha para camping, vale pesquisar por campings que ofereçam cozinhas comunitárias ou que sejam próximos a restaurantes. Mas não esqueça, que mesmo com restaurantes pertos, é sempre bom estar preparados com alguns itens básicos de alimentação.

Confira a previsão do tempo

Outra coisa importantíssima na hora de planejar sua viagem, para acampar sem perrengue, é verificar a previsão do tempo e estar preparado para ela. Levar uma lona para ajudar a proteger a sua barraca de chuva ou sol intenso, é sempre útil. Além disso, para locais mais frios, vale investir em sacos de dormir adequados, pois a noite a temperatura na barraca pode cair bastante.

Escolha um local adequado para montar a barraca

Na hora de armar a barraca é preciso atentar para alguns detalhes e escolher o local com muito cuidado. Procure áreas que tenham sombra na maior parte do dia, mas fique de olho nas árvores a volta, para garantir que não tenham galhos soltos que possam cair na barraca. Escolher uma parte mais plana te ajuda a ficar mais confortável, mas lembre-se de evitar as partes mais baixas do terreno, pois pode acumular água em dias de chuva.

Essas são algumas dicas básicas para te ajudar no planejamento da sua viagem e acampar sem perrengue. Curtiu? Então agora confere os melhores lugares no Brasil para acampar. E bora encarar essa jornada!

Foto de Vanessa Garcia no Pexels