Viajar com amigos é sempre uma excelente ideia para se conhecer novos lugares, divertir-se e, claro, trazer boas lembranças de volta. Entretanto, se a viagem não for devidamente planejada e com antecedência, tudo pode ir por água abaixo e, acredite, até influenciar nas relações em casos mais graves. 

Mas como ninguém quer isso e só está pensando nas coisas positivas que uma trip com amigos pode proporcionar, nós resolvemos dar uma mãozinha extra e separamos algumas dicas infalíveis para planejar a melhor viagem de todos os tempos.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao assunto! Leia o post até o final e não se esqueça de anotar as dicas! Bora lá! 

1. Escolha o destino com todo mundo

Você pode até ser o mais motivado e empenhado da galera na hora de organizar a viagem com os amigos. Mas, isso não significa que você decidirá tudo por conta própria, beleza? Ou seja, assim que todo mundo já estiver certo e curtindo a ideia de tirar umas férias com os camaradas, a dica é reunir esse grupo (se for em um churrasco com cerveja, melhor ainda, né?) e começar a tirar as ideias do papel. 

Por isso, a boa é que cada um leve sua própria ideia ou que haja algo já pré-definido para que as pessoas possam apenas votar na opção que mais lhe agrada.

Se o resultado disso ficar muito apertado, ou seja, se uma parte quer uma coisa, enquanto o outro lado quer algo totalmente diferente, o jeito é chegar a um consenso. E, cá entre nós, o Brasil é repleto de opções para todos os gostos e sempre terá um destino perfeito e completo que agrade a todos! 

2.Decida bem o roteiro

Achou que era só escolher um destino legal e cair na estrada, né? Não é bem assim! Depois que todos concordarem e fecharem o número de pessoas, as datas e o local, é hora de colocar no papel o roteiro exato a ser explorado. Afinal, se tudo for planejado com antecedência, dá até para definir com mais calma, criando um grupo de WhatsApp ou por e-mail. 

Pois o legal é que o grupo já embarque na aventura, sabendo o que vai conhecer lá e também conseguindo administrar melhor o tempo dos passeios. Como dica, não se esqueça de pesquisar a distância entre as atrações, como chegar até elas, quanto dura em média a visitação etc.

Enfim, tudo isso ajuda a definir melhor o que fazer a cada dia do roteiro e a aproveitar melhor cada minuto. 

3.Defina o tipo de hospedagem

Esse passo é fundamental na hora de planejar uma viagem com amigos! Afinal, a hospedagem pode fazer toda a diferença em diferentes fatores. Quer entender melhor? Então, vamos lá! Se, por acaso, houver algum casal no grupo, veja se os dois topariam a mesma escolha que o restante do pessoal.

Talvez, nesse caso, eles prefiram algo mais privativo, tipo uma suíte, uma pousadinha ou, até mesmo, um hotel. Ah, também dá para escolher uma casa grande em apps de aluguel por temporada. Quase sempre compensa! 

Mas se a ideia for conhecer mais gente e interagir com outras pessoas, ficar em um quarto compartilhado de um hostel pode ser a pedida perfeita. Além disso, sempre rolam umas festas, encontros e baladas com os outros hóspedes, fora que dá para economizar bem com esse tipo de hospedagem. 

Por fim, quem curte mais o contato direto com a natureza e quer adicionar uma pitada de aventura no roteiro pode optar por acampar com os amigos e curtir destinos mais sossegados. Nada mal também, né? 

4.Saiba como se locomover na viagem com amigos

A questão logística é sempre um ponto importante na hora de se organizar para viajar com amigos, especialmente, quando existem grupos maiores. Então, se o destino foi bem estruturado, e as atrações são próximas, tudo fica mais fácil e dá para confiar no transporte público ou até se virar a pé. 

Entretanto, quando as coisas são um pouco longe de tudo, complica! Por isso, leve sempre em consideração essa questão na hora de planejar a trip e não deixe para resolver na última hora. 

Veja, por exemplo, se o destino conta com serviços de táxi ou Uber, se há agências oferecendo passeios fechados, se há um carro disponível para todo o grupo ou se compensa alugar uma van ou algo do tipo. 

5.Não se esqueça de planejar um orçamento

Esse é mais um fator fundamental na hora de planejar a viagem com amigos! Tudo bem que estipular um orçamento em grupo não é lá uma das tarefas mais simples, especialmente quando há muita diferença nos perfis das pessoas. No entanto, é recomendado que todo mundo jogue aberto antes de embarcar e saiba quando terá disponível para a aventura, nem que seja uma média. 

Feito isso, a dica é colocar todos os gastos certos, como hospedagem, passagens, combustível, festas e outros no papel, fazer as contas individuais de quanto isso pesaria no bolso de cada um e, pelo menos, garantir que esse valor esteja em mãos antes mesmo de partir.

6.Divida as contas corretamente

Sabe como é viajar com amigos, né? Sempre tem aquela hora em que você vai precisar pagar alguma coisa ou pedir que alguém dê uma forcinha, por diversos motivos: o restaurante não aceita cartão, você não tem dinheiro trocado, o vendedor não tem troco etc. — enfim, amigo é para isso mesmo! 

No entanto, para que isso não fuja do controle e para que ninguém tome um prejuízo maior, a dica é conseguir administrar essas contas todos os dias. E não ache que isso é complicado ou chato de fazer, não! Hoje, existem até aplicativos, como o Trip Expense Manager ou o Trip Wallet Manager, que resolvem tudo e já calculam quanto cada um deve ao outro. Uma verdadeira mão na roda, não é mesmo? 

7.Agora é só colocar essas dicas em prática e fazer as malas…

Enfim, essas foram algumas dicas imbatíveis na hora de se planejar, viajar com amigos e tornar os momentos realmente inesquecíveis. Bom, só para finalizar, como falamos lá no início, ainda que você seja o “motivador” do grupo, permita que todos participem com palpites, ideias e sugestões, porém, saiba que é sempre recomendável ter alguém na posição de “líder” mesmo para conseguir organizar tudo e não deixar os planos se perderem. 

Curtiu? E agora, está faltando o que para reunir o pessoal e tirar do papel aquela tão sonhada viagem com os melhores amigos? Compartilhe o post nas redes e marque aqueles que, certamente, toparão a aventura!