Se você gosta de motocicletas, já conhece o estilo e a praticidade que elas trazem para o nosso dia a dia. Entretanto, quando queremos pegar a estrada a nossa moto de toda hora pode não ser a melhor opção. Pensando nas pessoas apaixonadas por motocicletas e por viagens é que as Touring Motorcycle foram criadas. São máquinas maiores, cujo foco principal é no conforto dos ocupantes.

Geralmente com grande capacidade de carga, um tanque de combustível maior, que garante uma maior autônima, proteção contra o vento e assentos mais confortáveis, por isso essas motocicletas são ideais para viagens de longas distâncias.

Entretanto, existem modelos específicos para cada tipo de terreno que você vai enfrentar durante seu passeio. Aqui nós separamos alguns tipos para diferentes tipos de estrada.

Big Trail

As motocicletas Big Trail são equipamentos versáteis, que se dão bem tanto no asfalto quanto na terra. São modelos que possuem uma suspenção longa, bom desempenho e uma elevada autonomia.

Apesar do estilo mais aventureiro, ela proporciona ao piloto conforto e segurança nas viagens pelo asfalto, principalmente nas estradas esburacadas do nosso país.

Touring

São motocicletas mais largas e pesadas. Feitas para andar no asfalto, sua principal característica é o conforto do piloto e do passageiro. Além disso. possui espaço para bagagens, bancos anatômicos, para-brisa, sistema de entretenimento e até aquecedores.

Por ser maior que os outros modelos, as motos Touring tem a performance reduzida, mas ela compensa com velocidade e maior estabilidade na estrada.

Sport Touring

Esse modelo combina o que há de melhor em dois mundos. Afinal tem a carenagem inspirada nas motos de corrida, as Sport Touring, e a potência com as comodidades de uma motocicleta Touring.

O banco do piloto fica em uma posição mais confortável, ela possui espaço para bagagens e tem grande capacidade de carga, mas a suspenção combinada com os pneus de performance não esconde seu DNA de corrida.

Cruiser

As Cruiser também se enqudram no estilo touring motorcycle. Elas são construídas com estilos parecidos com as motos feitas dos anos 1930 ao início dos 1960, nos Estados Unidos. O banco do piloto fica mais próximo ao chão, suas mãos em uma posição mais alta e, geralmente, os pés ficam para frente.

Essas máquinas são grandes e possuem muitas cilindradas. Foram feitas pensando em quem curte velocidade e conforto na estrada, entre seus apetrechos estão air bags, equipamentos de som e porta malas.

Mas elas têm um porém, por conta de seu design a capacidade de viragem dessas motos é reduzida, então nada de fazer curvas em alta velocidade com ela.

Standard

Por fim, as standard que são motocicletas mais básicas e que andam muito bem tanto na cidade como na estrada. Seu maior diferencial é a sua capacidade de otimização e o grande número de acessórios disponíveis para esse modelo.

Sendo assim, o piloto tem a liberdade de equipar a moto, fazendo com que ela atenda às suas diversas necessidades.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de motos para viagem, que tal escolher uma e cair na estrada. Nesse outro post nós ensinamos você a fazer o planejamento de sua viagem.

E claro, não esquece de garantir uma bota bem confortável para usar na viagem.