Black fridayPowered by Rock Convert

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais procuradas, além de ser muito versátil e refinado. Por isso, conhecer os mais famosos tipos de vinho é importante para identificar os seus sabores favoritos e conseguir fazer uma boa escolha para combinar com determinados alimentos na hora da refeição.

Sendo assim, reunimos as informações mais importantes dos principais tipos de vinhos para que você fique por dentro desse assunto. Tem interesse em saber mais? Então não deixe de acompanhar este post!

1. Rosé

O vinho rosé é feito com uvas de cores variadas, especialmente a cabernet sauvignon, adquirindo um tom rosado. Ele harmoniza muito bem com pratos leves e grelhados, como salmão e demais carnes brancas.

Além disso, essa é uma boa dica de vinho para degustar durante os dias mais quentes, como no verão. Apesar de ter um nome requintado e ser símbolo de status, o seu preço é bastante acessível.

2. Branco

Os vinhos brancos, por sua vez, adquirem um gosto mais próximo das frutas e ficam muito mais saborosos quando são servidos em baixa temperatura. Sua coloração é mais próxima do dourado que do transparente.

Apesar de não ser muito valorizado no Brasil, ele combina bastante com frutos do mar e peixes, em geral, ainda mais que o clima do país favorece a degustação, pois ele oferece uma sensação de frescor após a bebida.

As uvas mais usadas para produzir um vinho branco são as de tipo chardonnay, sauvignon blanc e riesling. A primeira é comum na região da França, conhecida pela sua leveza, já a sauvignon tem uma acidez razoável, enquanto a última tem um traço mais marcante e forte.

3. Tinto

Por último, mas não menos importante, o vinho tinto. Ele que é o mais famoso de todos os seus companheiros, conquista o paladar de inúmeras pessoas, de modo que é raro encontrar um adulto que nunca o tenha degustado — e apreciado.

Muito comum na região central da Europa e sul da América do Sul, costuma ter um alto teor alcoólico, além de sabor, coloração e fragrância marcantes. Além disso, quanto mais tempo eles passam em um barril, maior será a sua qualidade.

Entre as uvas usadas para a sua produção estão a cabernet sauvignon, syrah, merlot, entre muitas outras. Seus traços são tão marcantes que é possível categorizá-lo em três tipos. Confira mais, a seguir!

Seco

O chamado vinho seco é aquele que consome quase todo o adoçante enquanto está em processo de fermentação. Por isso, seu teor de açúcar é muito baixo, trazendo a sensação de que ele é mais seco. Ele tem um sabor mais forte e marcante.

Semi seco

O semi seco é aquele tipo de vinho que fica entre o seco e o suave. Como apresenta um pouco mais de açúcar em sua composição — algo entre 4 e 25 gramas por litro —, o seu gosto tem comportamento diferente, dependendo do paladar.

Suave

Já o suave é aquele mais doce e harmônico, muito usado na produção de sobremesas e demais pratos culinários. Geralmente, ele apresenta mais de 25 gramas de açúcar a cada litro de sua composição.

Conhecendo os diferentes tipos de vinhos e uvas, é possível entender o motivo dessa bebida ser uma das favoritas entre muitas pessoas. Afinal, quem não adora saborear um ótimo drink, com moderação e, principalmente, de qualidade?

Achou este post interessante? Então confira já a nossa página do Facebook e deixe a sua curtida para ficar por dentro das novidades do mundo da moda masculina!