De repente, a gente se olha no espelho e sente uma necessidade de mudança. Algo mais profundo que um corte de cabelo ou o uso de uma roupa diferente. Algo que nos marque profundamente. Então, por que não pensar em tatuagens? Hoje, vamos abordar sobre as principais tendências para 2021.

Tatuar, um jeito muito antigo de registrar nossa presença no mundo

As tatuagens, embora relacionadas a um universo moderno e descolado, são muito antigas. Os primeiros indícios de corpos tatuados dos quais se tem notícia datam de antes de Cristo. Ou seja, tatuar é uma expressão artística da vida em sociedade, não importa a época.

Alguns psicólogos pontuam que as tatuagens permitem exteriorizar sentimentos perante o mundo, reforçar uma ideia, um posicionamento social ou, até mesmo, servir como um refúgio para a alma. Além disso, é claro, a prática nos torna únicos.

Quais as tatuagens que farão sucesso em 2021?

Depois de um 2020 marcado por profundas tristezas, derivadas principalmente por causa da pandemia do coronavírus, é natural que as pessoas queiram registrar na própria pele essa experiência pessoal.

Um dos pontos mais escolhidos para as tatuagens são as pernas. Com a aceitação social cada vez maior das tintas na pele, é possível observar a exploração dessa região.

Traços tendências para este ano

  1. Aquarela: a técnica utilizada em pinturas de quadro passou a ser adotada pelos tatuadores. Utilizando cores e agulhas apropriadas, o tatuador consegue reproduzir na pele um efeito como se a tinta estivesse misturada com água. Esse estilo de tatuagem produz dégradés e a sensação de que alguém pintou um quadro no seu corpo.
  2. Geométrico: como o próprio nome sugere, aqui são valorizados os traços geométricos que, embora simples, trazem equilíbrio e harmonia. Além disso, esse estilo pode ser usado para desenho de animais, mandalas, desenho 3D e até ser combinado com o traço aquarela.
  3. Blackwork: se você não gosta nem de cores e nem só de linhas retas, não se preocupe. O estilo Blackwork combina tinta preta com linhas retas, sinuosas, traços finos, grossos e que pode até adotar o pontilhismo. O resultado traz um efeito sombreado, que remonta às tatuagens tribais.
  4. Minimalista: engana-se quem pensa que somente as mulheres aderem a esse estilo. As tatuagens minimalistas têm feito sucesso no mundo todo e são uma forma de utilizar desenhos discretos e traços finos. Nesse estilo, entram desenhos de letras, símbolos, animais, frases e até números.
  5. Realismo: essa é uma das maiores tendências para 2021 e tem o intuito de reproduzir o mais fidedignamente, na pele, uma imagem. Além de animais de estimação, outros desenhos escolhidos são rostos de pessoas, objetos, flores e paisagens.

Desenhos que continuam em alta em 2021

Além dos estilos de traços, existem os desenhos mais procurados. De acordo com o site brasileiro especializado em tatuagens, “Tatoo2me” as borboletas, que já fazem sucesso há um bom tempo, continuam sendo procuradas por quem deseja “rabiscar” a pele.

As frases com conselhos de positividade também foram bastante adotadas em 2020, em referência ao momento de quarentena. Para 2021, elas estarão com força total, justamente por trazerem motivação para momentos difíceis.

E você, já escolheu qual será a sua tatuagem para este ano? Se sim, não esqueça de ler o texto que preparamos com dicas de como cuidar da tatuagem.

Ah, aproveite, também, para dar uma conferida em nossa coluna de moda e estilo masculino.