Beleza e skin care são assuntos que por muito tempo eram apenas do universo feminino. Felizmente, este estigma está reduzindo gradativamente conforme os homens, as marcas e a sociedade entendem que cuidar da pele é para todos.

Afinal, se saúde é importante para qualquer pessoa, por que a saúde da nossa pele não seria também? Incluir cuidados com a pele na sua rotina traz mais vantagens do que as questões de higiene e estética. Por isso, entraremos um pouco mais neste mundo da skin care masculina. Vamos explicar por que homens devem adotar este costume e compartilhar algumas dicas para você começar esta prática.

Skin care é sinônimo de saúde

Bem literalmente “skin care” significa cuidar da pele. Este zelo não é uma questão pura de vaidade, mas uma ação importante para o nosso corpo. Afinal, a pele é o tecido que cobre todo o nosso ser. É nossa primeira camada de proteção contra o exterior.

Por causa disso, ela está constantemente sendo agredida. São arranhões, cortes, manchas, queimaduras, etc. Mas com alguns cuidados especiais é possível manter este tecido renovado e com os nutrientes necessários para cicatrizações mais rápidas e efetivas.

Pessoas que fazem skin care podem até se prevenir contra o câncer de pele. Afinal, os raios UV agem a todo momento, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Assim, quem já está acostumado a passar protetor solar diariamente reduz os riscos deste mal.

Os efeitos em curto e longo prazo

Cuidar da pele da forma correta requer um empenho frequente, mas que certamente vale a pena. Em curto prazo já poderá notar uma melhora significativa no visual. São produtos que controlam oleosidade ou ressecamento da pele e deixam uma aparência mais limpa.

Já no longo prazo, a questão é envelhecer bem. Sem cuidados, nossa pele já começa a fragilizar depois dos 30 anos. A elasticidade diminui e as manchas e marcas de expressão surgem lentamente. Com o tempo o tecido fica mais fino, áspero e enrugado. Adotar skin care adia essas mudanças e mantém o rosto hidratado e com fisionomia jovem por mais tempo.

Valorização do bem-estar

Mesmo quem não é muito vaidoso tem seus momentos de olhar no espelho e se sentir melhor ou pior dependendo dia. A skin care é também uma ferramenta de autoestima contínua. Estar bem consigo mesmo é mais fácil quando sabe que está fazendo a sua parte para isso.

A própria rotina de passar produtos de pele pode ser bastante terapêutica. É aquele momento do dia que você para e dedica apenas a si mesmo. São alguns minutos para refletir sobre o que quiser: seus planos futuros, suas conquistas até agora, as coisas boas da sua vida, etc.

Como ter uma rotina de skin care?

Para quem não tem costume de usar cosméticos pode ser complicado começar. Mas não se assuste, não é preciso ter dezenas de produtos e gastar horas do dia para ter bons resultados. Na maioria dos casos o segredo é limpeza, hidratação e prevenção. Assim, com 2 ou 3 produtos certos já poderá criar um hábito de cuidado que se encaixe confortavelmente na sua rotina. Para não ter erro, uma consulta com o dermatologista vai indicar o tratamento mais adequado para a sua pele.

Cuidar da barba também faz parte da estética masculina. Usar cosméticos para manter os fios limpos e hidratados e ter cautela na hora de barbear ajudam a manter o visual perfeito.

Agora você já sabe: skin care é apostar no seu amor-próprio e estar sempre de bem consigo mesmo para encarar os desafios pela frente. Não esqueça de olhar o nosso blog para mais dicas para você incrementar o seu estilo de vida.