Nada como um bom sapato de couro para garantir o conforto dos pés. E, ao mesmo tempo, proporcionar aquela elegância que todo homem procura. Não é à toa que esse tipo de material atravessou o século sempre sendo uma referência de resistência e durabilidade e combinando com os mais variados estilos de moda, independentemente da época.

Dessa forma, mesmo passando por transformações e ganhando novos designs, o bom e velho sapato de couro sempre estará em alta e fará parte da vida dos homens! Sabendo disso, a gente resolveu preparar este post, exclusivamente para mostrar como escolher o melhor modelo e mandar bem nas combinações. Então, vamos conferir as dicas?

5 dicas para acertar na escolha do sapato de couro

1. Tenha sempre uma variedade de calçados de couro

Bom, para começar, a gente fala “sapato de couro”, mas, na verdade, refere-se a todo tipo de calçado feito desse material. Afinal, hoje, para a nossa sorte, não faltam opções bem maneiras de sapatos, tênis casuais, botas e, até mesmo, sandálias confeccionadas em couro e que caem bem em diferentes tipos de ocasião.

Portanto, não se limite somente aos sapatos mais clássicos e dê espaço para um visual mais casual e moderno em certos momentos. Quer exemplos? Então, vamos lá! Naquele churrasco com os amigos, em pleno verão, você não vai querer colocar uma calça com sapato de couro fechado, né? Por favor! Sendo assim, para manter a elegância e, ao mesmo tempo, sentir-se mais à vontade, rola combinar uma sandália aberta com uma bermuda cargo, por exemplo.

Num encontro com aquela gata, também não precisa ir com um visual formal! Que tal um bom jeans, um sapatênis de couro e um blusão? Enfim, dá para “brincar” com diferentes estilos e sempre combinar um bom sapato de couro, mesmo que a ocasião não peça aquele modelo mais clássico, sacou?

2. Confira sempre o acabamento

Na hora de comprar o seu sapato de couro, leve em consideração todo o seu acabamento. Como? Então, amigo, há sempre alguns detalhes básicos que precisam ser levados em consideração durante a escolha. Por exemplo, confira a costura, veja se aparenta ser resistente e bem-acabada, não deixando fios para fora ou pontos frouxos. Depois, observe bem se o material é couro mesmo ou apenas uma imitação que apresentará problemas e uma aparência feia em poucos meses.

Por fim, dê uma olhadinha mais detalhada por todo o sapato de couro. Observando suas linhas e características para ver se o acabamento é, de fato, bem-feito ou apresenta alguma coisa torta, fora do lugar ou sem alinhamento. Afinal, esses detalhes, além de impactarem no visual do calçado, ainda podem prejudicar sua pisada, se não o deixarem descalço com pouco tempo de uso!

3. Leve em consideração o conforto

Fala sério, amigo! Não vá se deixar levar pelo visual do sapato de couro, para, na hora de usá-lo, perceber que mais parece que você está calçando um tamanco de madeira! Brincadeiras à parte, entenda que o conforto é primordial durante a escolha de qualquer calçado! Ah, e sem essa de que, com o tempo, ele afrouxa e fica mais maleável, ok?

Powered by Rock Convert

Sapato bom já sai confortável da loja e precisa se encaixar perfeitamente ao seu desenho de pé. Por isso, faça uns testes antes de comprar e caminhe pela loja para verificar se o calçado não machuca. Ah, e claro! Para compras online, a dica é apostar só em marcas de referência, já que, assim, não haverá erros e nem surpresas, beleza?

4. Não se esqueça de conferir o solado

Outro ponto importante a ser observado na compra do sapato de couro é o solado, com a verificação da sua qualidade e da sua resistência. Afinal, esse tipo de calçado é o bom e velho “pau para toda obra”. Ou seja, uma bota de couro, por exemplo, servirá para ocasiões urbanas, mas também será fundamental para atividades outdoor, como trilhas, viagens e caminhadas.

Um sapatênis de couro cai bem numa festa ou em um encontro, mas também pode ser o calçado “oficial” do trabalho no dia a dia. Já o sapato mais clássico servirá para um casamento, uma entrevista ou algum evento mais formal. E assim acontece também com outros modelos, como sandálias, chinelos, tênis etc.

Dessa forma, não dá para arriscar comprar um sapato com solado frágil, certo? Sapato de couro é para durar a vida toda! Portanto, confira bem a qualidade e se, por acaso, notar que falta resistência, não feche a compra!

5. Considere o melhor custo-benefício

Nem muito barato e nem com preços astronômicos — um bom sapato de couro, em uma loja justa, pode tranquilamente seguir esse padrão. Afinal, deve-se levar em consideração que se trata de um material de primeira linha e de uma durabilidade muito superior a qualquer outro. Portanto, preços muito baixos (a não ser em uma promoção de ponta de estoque) devem ser questionados. Já valores de arregalar os olhos também podem estar fora da realidade e não, necessariamente, representarem uma qualidade superior.

Numa média geral, entre R$ 200 e R$ 300, podemos garantir que é possível encontrar calçados de couro de excelente qualidade e que, provavelmente, durarão bastante, levando em consideração, claro, o modelo, o tipo de uso, a marca etc.

Dicas extras para aumentar a vida útil do seu sapato de couro

Depois de escolher o sapato de couro ideal para seus pés, a dica é dar uma manutenção e aquele carinho necessário para que o produto dure por muito mais tempo e, claro, tenha sempre uma aparência impecável. Para isso, separamos uma listinha básica do que precisa ser feito! Confira:

  • tenha cuidado ao guardar, não amontoando outros calçados em cima e nem o amassando;
  • limpe sempre com um pano;
  • invista em um bom impermeabilizante;
  • use apenas produtos para couro;
  • troque os cadarços, sempre que necessário.

Enfim, essas são as dicas básicas para escolher um bom sapato de couro, lembrando que ele pode ter versões diversas, de acordo com a ocasião. Portanto, sabendo, agora, dessas dicas, é hora de escolher o seu modelo perfeito e caprichar no restante do visual. Feito isso, é certeza de sucesso absoluto!

Curtiu? Que tal dar uma renovada na sapateira e aposentar os sapatos mais antigos? Sendo assim, não deixe de conferir nosso catálogo e ver a maior variedade de calçados de couro da internet. Corra lá e boa escolha!