Olhando para fotos antigas, especialmente em preto e branco, facilmente veremos homens usando chapéu. Esta popularidade pode ser associada ao fato de que o item combinava perfeitamente com o estilo do público masculino da época, afinal era sempre sofisticado e formal.

Isto também explica por que o chapéu deixou de ser utilizado há algumas décadas, já que as roupas masculinas mudaram. Entretanto, ao contrário do que se imagina, o acessório cai muito bem com diversos estilos, inclusive o casual.

Confira a seguir algumas dicas de como usar chapéu em looks masculinos.

Modelos de chapéu masculino

Mas, antes vale a pena conhecer os principais modelos disponíveis para o público masculino. São eles:

  • Fedora: tipo clássico e tradicional, produzido principalmente em feltro, com aba mediana. Normalmente usado em looks formais;
  • Pork Pie: possui o topo reto e a aba curta e curvada. Opção para looks mais elegantes;
  • Panamá: semelhante ao Fedora, exceto por ser um chapéu de palha que combina bem com looks de verão. Boa opção para começar;
  • Coco: chapéu de Charlie Chaplin, seu topo é bem redondo e as abas são pequenas. Cria um look ousado e elegante;
  • Trilby: irmão do chapéu Panamá, mas com aba mais curta e curvada. Ideal para looks casuais;
  • Boater: outro irmão do Panamá, só que apresenta a aba e o topo retos. Combina com looks leves.

Começando a usar o chapéu

Muitos homens temem incluir o chapéu no seu look porque imaginam que o acessório irá chamar muita atenção. A dica, nesse caso, é começar com um modelo mais simples e dar preferência a cores neutras e sóbrias, como preto e bege, que facilmente combinam com outras cores.

Além disso, ao comprar seu primeiro chapéu, pense em quais roupas deseja combinar e em quais ocasiões o acessório pode dar aquele toque especial ao look. A boa notícia é que o item é tão versátil que pode ser combinado com diferentes peças.

Todavia, para não escolher um modelo que fique desajustado com as roupas que você possui, faça uma avaliação das peças e das cores presentes no seu guarda-roupa antes de sair às compras. E lembre-se de experimentar vários chapéus antes de se decidir pelo ideal.

Chapéu e estilo casual combinam?

Você pode estar se perguntando: chapéu combina mesmo com estilos casuais? É possível incluí-lo no dia a dia sem correr o risco de estragar todo o look? A resposta é simples para ambas as questões: sim!

Se o seu estilo é casual e você não abre mão do conforto no dia a dia, o chapéu é um ótimo acessório para complementar seu look. Então esqueça a imagem dos homens de terno e gravata e concentre-se na visão de calças jeans, camisas polo, camisetas, regatas, tênis, sandálias, botas e por aí vai. A regra aqui é testar os mais diferentes modelos e cores com as roupas que você utiliza no dia a dia.

Criando uma coleção de chapéus

Depois do primeiro chapéu, desde que você escolha o modelo certo e se apaixone pelo item, a tendência é que muitos outros venham. Afinal, você se acostumará a usá-lo e, quem sabe, comece até sentir falta dele quando o item não fizer parte do look.

Mais do que criar uma coleção de modelos diferentes, é bem provável que você faça do chapéu um acessório indispensável. Além disso, o melhor de tudo é que, além de colecionar chapéus, você também estará criando os mais bonitos e variados looks.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos ed chapéu. Que tal garantir aquele pisante super estiloso para completar o visual? Acesse agora a nossa loja virtual e escolha o seu!