Quem ama estar em contato com a natureza, certamente, é apaixonado pela prática de hiking ou trekking! No entanto, para qualquer atividade de caminhada em ambientes naturais, é muito indicado contar com equipamentos adequados e vestimentas eficientes, com funções de proteger e dar o conforto necessário.

Pensando justamente nisso, a gente resolveu preparar este post. Para mostrar qual a melhor roupa para fazer trilha e garantir a qualidade e a segurança do passeio.

E aí? Preparado para a próxima aventura? Então, continue a leitura até o final e anote as dicas a seguir. Bora lá?!

Invista em uma calça de tactel

Claro que, dependendo do nível da trilha, você até pode optar por uma bermuda ou por um short. Mas, em geral, em se tratando de algo mais puxado, como um trekking, a melhor opção passa a ser uma calça de tactel. Afinal, é preciso estar preparado para locais com mato mais alto, insetos e até exposição solar excessiva.

A calça serve, justamente, para proteger contra esses fatores e o tactel é um material mais leve, o que não refletirá no peso e na flexibilidade das pernas.

Prefira uma camisa dry-fit

Outra boa opção de roupa para fazer trilha é a camisa dry-fit, pelo simples fato de o seu material ser extremamente leve e suave e permitir uma transpiração mais fácil. Muito diferente das camisas de algodão convencionais.

Além dessas vantagens, as camisas de dry-fit secam com muito mais facilidade e rapidez. O que é um benefício, se, por acaso, você pegar uma chuva ou passar por determinados lugares, como rios ou cachoeiras. Em questão de poucas horas, o material é capaz de secar e continuar sendo usado tranquilamente.

Não se esqueça de levar sempre um boné

Item indispensável para qualquer trilha é o velho e bom boné, de preferência também de tactel ou de um material mais leve. Afinal, os feitos de pano, provavelmente, acumularão o suor e não serão nada práticos. Esse item tem como objetivo principal proteger o rosto e a vista da luz solar. Mas, principalmente, amenizar a ação dos raios na cabeça também, em especial, para os carecas de plantão.

Invista em uma mochila de hidratação

Pode até não ser bem uma roupa para fazer trilha, mas é um item indispensável em qualquer passeio pela natureza, especialmente em lugares com menos estrutura. Essas mochilas são extremamente leves e compactas, além disso, tem função térmicas para manter o líquido sempre fresquinho.

São equipadas com canudos para você se hidratar sem nem sequer precisar parar a caminhada ou tirar a mochila das costas. Além de serem muito práticas e leves e, praticamente, não interferirem no peso do corpo. Vale a pena investir em um equipamento desse!

Compre uma bota de qualidade

Por fim, quem faz trilha sabe a importância de garantir o conforto e a segurança dos pés durante o passeio. Bolhas ou machucados devem estar fora de cogitação na vida de qualquer trilheiro! Por isso, invista em uma bota de qualidade ou, até mesmo, em um tênis mais confortável. Lembrando que a primeira opção é sempre a mais recomendada por ser mais resistente e proteger uma área maior do pé.

Para a escolha, leve em consideração o material (de preferência, couro), a qualidade do solado e o acabamento do produto.

Enfim, essas são as dicas de roupa para fazer trilha, no intuito de garantir um passeio mais confortável, seguro e eficiente. Claro que tudo dependerá do nível, da distância e do tipo de ambiente que você encarará. Mas, no geral, todos esses conselhos são indispensáveis e temos certeza de que farão toda a diferença nas suas caminhadas.

Curtiu? Se quer mais umas dicas extras para os seus passeios, não deixe de conferir também nosso próximo post com algumas das melhores opções de botas para fazer trilha. Corra lá e escolha a sua!