Muitos homens buscam diariamente a mesma coisa: diminuir a queda de cabelo masculino. Isso porque é um problema que afeta a muitos de nós, sem distinção, desde garotos no auge da adolescência até homens na terceira idade. Os motivos para os fios caírem? Bem, eles são muitos, a começar pela genética. Ou seja, quem tem pais, tios, irmãos e outros familiares calvos tem grande probabilidade de também ficar assim no futuro.

Para completar, doenças de pele, falta de higiene, problemas psicoemocionais e alterações hormonais contribuem para a queda ser mais expressiva e afetar não só o seu visual, mas o seu bem-estar em relação à sua própria imagem. Por isso, trouxemos algumas dicas simples, mas que podem ajudá-lo a reduzir e, até mesmo, acabar com esse sufoco. Confira!

Evite usar muitos produtos químicos no cabelo

Não exagere no uso de produtos químicos (como géis, pastas, tintas, sprays fixadores, descolorantes etc.) para pintar e pentear os cabelos. Embora eles sejam úteis para dar uma incrementada na sua aparência, a verdade é que a aplicação frequente de tantos itens pode enfraquecer os fios, torná-los mais quebradiços, deixá-los ressecados e até retardar o nascimento de novos.

Por isso, o melhor a fazer é se ater apenas a produtos adequados ao seu tipo de cabelo e com fórmulas mais naturais (que não levam tantos produtos químicos).

Não descuide da temperatura da água

Nada de tomar banho com água muito quente, ok? Afinal de contas, a temperatura muito alta pode provocar alterações no couro cabeludo, estimulando a oleosidade no local, provocando a descamação dele (a famosa caspa) e o pior: danificando os fios que estão nascendo. O ideal é lavar o cabelo, preferencialmente, com água na temperatura ambiente. Já naqueles dias mais frios, está liberado usá-la morna!

Reveja sua alimentação

A alimentação também não pode ficar de fora quando o assunto é diminuir a queda de cabelo masculino. Então, tenha em mente que, ao comer de maneira mais consciente, deixando de lado alimentos processados e gordurosos e aumentando o consumo de frutas, grãos, hortaliças, proteínas animais/vegetais e afins, você não corre o risco de ficar desnutrido.

Ao contrário, sempre terá as vitaminas e minerais necessários no organismo para que a sua cabeleira cresça forte, macia e saudável. De quebra, isso ainda deixa a sua pele mais bonita, ajuda no ganho de massa muscular e melhora a sua disposição e o seu humor. 

Fique atento ao tomar remédios

Por último, mas não menos importante, fique atento ao fazer uso de remédios, independentemente de eles serem para controlar o surgimento de espinhas, reduzir a insônia, diminuir/aumentar o apetite, emagrecer ou mesmo tratar transtornos psicológicos (como depressão e transtorno de ansiedade).

Isso porque todo e qualquer medicamento pode provocar efeitos colaterais, mesmo que seja em apenas uma pequena parcela dos usuários. Por essa razão, evite se automedicar, só use produtos que sejam recomendados por profissionais da saúde e suspenda o uso de remédios que provoquem danos à sua saúde física e emocional.

Enfim, como mostramos, é possível, sim, diminuir a queda de cabelo masculino. Só é preciso rever alguns dos seus hábitos e ter uma rotina de cuidados constante com a cabeleira. Isto é, nada que seja impossível! Além disso, não abra mão de ter um acompanhamento médico para ter o tratamento certo caso você tenha histórico de calvície na família, esteja com doenças inflamatórias no couro cabeludo ou lide com algum problema hormonal.

Gostou do artigo e tem outra dica para cuidar da saúde do cabelo? Então, compartilhe-a com a gente nos comentários!