Vestir-se é uma forma natural de expressão, e vestir-se bem é o desejo da maioria das pessoas. Apesar de parecer simples, compreender o próprio estilo é um trabalho que demanda atenção, tempo e disposição de mudar para melhor.

Os profissionais responsáveis por essa função são os visagistas e personal stylists. Que são contratados por pessoas que desejam alterar sua aparência, de acordo com suas qualidades. Porém, é possível realizar essa análise de forma mais simples e menos detalhada, na internet.

Fique por dentro dos 4 principais testes que podem traduzir sua personalidade, seu estilo e seu jeito de se expressar externamente:

1 – Teste das Cores

O teste das cores é oferecido por diversos sites e busca encontrar quais são as cores que mais combinam com a pessoa. O questionário é estruturado de acordo com a cor de pele, cabelos, olhos e quais tons podem ressaltar melhor as qualidades visuais do indivíduo.

É importante saber que as cores possuem temperaturas, onde:

  • Quentes: tons de vermelho, laranja, marrom, amarelo;
  • Frias: tons de azul, cinza, verde, roxo.

A combinação perfeita de cores é descoberta a partir de todos os aspectos da pessoa, e como ela pretende se expressar em seu estilo. Por isso, o segundo teste a seguir é extremamente relevante:

2 – Teste de Personalidade

O teste de personalidade, muito utilizado por empresas em setores de Recursos Humanos, também é uma ferramenta essencial para descobrir seus pontos fortes e potenciais. Com o resultado, é possível compreender melhor sobre suas preferências pessoais. E como isso pode interferir no seu estilo e visual.

Um bom exemplo é: pessoas introvertidas e quietas costumam usar roupas discretas, nada chamativas ou pouco estampadas. Porém, por meio do autoconhecimento, pode-se melhorar a compreensão sobre si mesmo e sua forma de expressão. Ou seja, a simplicidade também pode se tornar muito interessante.

3 – Teste Vocacional

Apesar de parecer estranho quando se trata de moda e estilo, o teste vocacional é uma boa opção para o autoconhecimento. Entender seu perfil vocacional facilita o encaixe harmonioso do estilo para o ambiente de trabalho – e fora dele, também.

É comum que advogados e secretários, por exemplo, prefiram cores escuras e roupas formais com cortes retos. Por isso, o teste vocacional é um dos mais importantes para realizar a leitura de estilo da pessoa. Afinal, conhecer-se nunca é demais!

4 – Teste de Estilo

Em último lugar, mas não menos importante: o teste de estilo. Inúmeros sites oferecem suas versões de teste de estilo, mas quase todos baseiam-se nos quatro pilares básicos: casual, aventureiro, moderno e chique. Confira as especificidades de cada um, abaixo:

  • Casual: conforto e discrição, roupas de tecidos leves e que sejam fáceis de combinar;
  • Aventureiro ou esportivo: peças de tecidos especiais para atividades ao ar livre, calças ajustadas, botas e sapatos fechados;
  • Moderno: cortes diferenciados, texturas, cores contrastantes e acessórios exclusivos;
  • Chique: sobriedade nas cores, couro, estampas tradicionais e montagens monocromáticas.

Realize os testes e visite o site para encontrar os produtos que melhor se encaixam ao seu estilo!