Mal chegam as festas de fim de ano, e você logo se vê perdido sem saber como acertar na hora de escolher os presentes de Natal que dará na confraternização com a sua turma, no amigo secreto com os colegas do trabalho, na reunião de família, entre outras situações? Pois temos uma informação para dar: você não é o único a passar por isso!

Muita gente fica com dúvida de como escolher algo que, de fato, seja útil para a pessoa que vai presentear, ainda mais quando é alguém querido e importante. Por isso, reunimos 6 dicas marotas que vão ajudá-lo nesse processo. Acompanhe!

1. Leve em conta os gostos e as particularidades de cada pessoa

A primeira sugestão é simples e direta: para escolher algo que realmente agrade à pessoa que você vai presentear. Então não pense duas vezes e leve em conta apenas os gostos e as particularidades dela. “Mas isso não é meio óbvio?”, você pode estar pensando.

A verdade é que, sim, é. Todavia, muita gente, na hora de comprar um produto para dar a outra pessoa, se deixa levar pelas próprias opiniões, ideias e preferências. Daí, já viu: isso acaba “contaminando” o processo de escolha do presente e fazendo com que ele não seja tão útil ou interessante para quem vai recebê-lo.

Por isso, se você conhece e tem contato com a pessoa, use isso a seu favor! Por exemplo, quer agradar à sua tia que adora ler? Então, dê a ela um livro. A pessoa amada curte fotografias analógicas? Pois a surpreenda com uma daquelas famosas câmaras instantâneas.

Seu amigo é do tipo que vive viajando pelo litoral? Pois aposte em chinelos de couro para que ele capriche no visual quando estiver na praia. Já o seu colega de trabalho é cheio de estilo e gosta de inovar no guarda-roupa? Pois um sapatênis, que é um item versátil e prático, vai, como diz o ditado, cair como uma luva para ele.

2. Conte com uma cola para achar os presentes de Natal

“E se eu não for próximo da pessoa? Como acertar no presente para ela?”, você deve se questionar — e com razão. Isso porque, em amigos secretos e afins realizados na empresa ou na faculdade, por exemplo, você pode acabar tirando alguém com quem não tem muito contato. Se isso ocorrer, não tente adivinhar o que ele gostaria de ganhar.

As chances de dar certo são bem pequenas, viu? O melhor é contar com uma cola para não errar no momento da compra. Isto é, propor aos participantes da confraternização que cada um escreva sugestões de presentes de Natal no grupo do WhatsApp, em um arquivo online do Drive ou em uma lista de e-mail. É algo simples, porém, totalmente eficiente!

3. Elabore um orçamento

Depois de considerar quais os gostos e preferências de quem você vai presentear, é hora de elaborar um orçamento para os presentes de Natal. Isso é muito importante por dois motivos. O primeiro deles é que o auxilia a evitar gastos em excesso — ainda mais nesse período do ano em que já há muitas despesas com festas, comemorações, viagens etc.

O segundo é porque ele contribui para balancear suas compras e evitar que você invista muito em um presente específico e acabe não dando tanta atenção aos demais. Afinal, como já comentamos, é comum que, em dezembro, você se envolva em várias confraternizações e celebrações com troca de presentes.

Por fim, com um orçamento estipulado, é possível definir uma média de valor mínimo e máximo para cada um deles, o que, certamente, o ajudará a encontrar coisas com bom custo-benefício e que agradem em cheio a todo mundo (os amigos, os familiares, os colegas da faculdade e do trabalho, a pessoa amada etc.).

4. Liste as opções de presentes

A nossa quarta dica é montar uma lista com, pelo menos, três potenciais presentes para cada indivíduo.

Afinal, focar só uma coisa pode até ser mais fácil e rápido, ainda mais quando a sua rotina está corrida e com os preparativos para curtir o fim de ano a mil, no entanto, você precisa levar em conta a possibilidade de não encontrá-la ou não conseguir comprá-la a tempo do grande dia, o que pode trazer dor de cabeça e trabalho em dobro para achar um item substituto.

Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Reserve algumas horas do seu fim de semana e faça a sua lista!

5. Considere comprar em uma loja online

Se você quer comprar presentes de Natal sem precisar sair de casa, ainda mais porque está sem tempo para ir até estabelecimentos físicos e ter que lidar com filas, considere adquiri-los em uma loja online.

Dessa forma, com poucos cliques, você consegue montar a lista de produtos como sugerimos, pesquisar por diversos itens e, inclusive, adquirir vários deles em um só lugar.Além disso você recebe cada produto no conforto do lar poucos dias depois.

Bem prático, não é? Entretanto, não deixe de verificar se o site é confiável e conta com CNPJ, dispõe de central de atendimento para tirar suas dúvidas, tem, de forma acessível, a política de trocas e devoluções etc.

6. Pesquise por promoções, descontos e ofertas especiais

Por fim, mas não menos importante, pesquise por promoções, descontos e, inclusive, ofertas especiais de Natal. Afinal, essa é uma forma excelente não só de garantir que você seguirá à risca o seu orçamento previsto, mas também de economizar durante a compra dos presentes.

Outra possibilidade interessante é conferir se as lojas listadas na dica anterior têm a opção outlet, pois será possível encontrar vários produtos com abatimento no valor, inclusive para você se autopresentear — afinal, você também merece um agrado!

Viu só. não há nenhum segredo para conseguir escolher bons presentes de Natal. Ao contrário, basta ter um planejamento quanto ao orçamento para as compras, fazer um pouco de pesquisa para encontrar as melhores ofertas e, é claro, colocar-se no lugar do próximo para saber ao certo o que ele quer ganhar. Seguindo essas dicas, não há erro!

E já que falamos em loja online, não deixe de acessar o nosso site e conferir a nossa seleção de calçados cheios de estilo!