A busca por equilíbrio, paz e tranquilidade é uma constante na vida de qualquer pessoa. Então, que tal aprender como praticar meditação? Afinal, incluir essa prática na sua vida é um caminho excelente para obter esses e outros benefícios.

Mas, você deve estar se perguntando: basta ficar em uma posição por algumas horinhas e pensar coisas boas? Na verdade, existem algumas técnicas para que a prática seja eficiente. Caso contrário, você terá apenas dores nas costas e perda de tempo.

Neste artigo, falaremos como organizar a prática de meditação, como aprender a relaxar a mente e recarregar as energias para a forte jornada de trabalho atual. É hora de tirar os sapatos e se desligar um pouco. Acompanhe!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?

Em um mundo tão corrido, combater males como ansiedade, estresse, preocupação e outros problemas psicológicos é uma excelente maneira de buscar a saúde mental e o bem-estar. E dá até para ficar mais inteligente.

Afinal, a meditação trabalha a função cerebral a longo prazo, estimulando efeitos positivos e equilibrando o estado emocional da pessoa. Além disso, outros benefícios como correção de postura, melhora de concentração e paz interior contribuem para uma vida mais salutar e tranquila.

COMO CRIAR O HÁBITO DE MEDITAR?

O que você precisa para incluir a meditação na sua vida é criar uma rotina e não apenas separar pequenos momentos por mês. Desde o despertar, experimentamos frustrações, angústias, alegrias e preocupações. Assim, o que devemos fazer é trabalhar essas emoções com inteligência. Então vejamos 5 passos para criar o hábito.

1. DEFINA UM MOMENTO DO DIA

Separe um momento e respeite. Logo pela manhã ou à noite são os momentos mais recomendados. Também é importante conhecer o seu corpo e sua rotina para adaptar o melhor horário. Reserve na sua agenda, no mínimo, 15 minutos para desenvolver a prática.

2. ESCOLHA O LUGAR COM ANTECEDÊNCIA

Além do horário, é fundamental definir também o local ideal. Pois o espaço deve ser confortável, silencioso e livre de objetos que desviem a atenção. Um tapete, uma almofada confortável e um quarto com bastante espaço livre são ótimos.

Você também pode realizar a meditação ao ar livre, como numa praia pouco frequentada ou praça arborizada. Mas a cima de tudo, você precisa encontrar um local que permita se concentrar e realizar a prática com tranquilidade.

3. DEIXE ROUPA E CALÇADOS PREPARADOS

Deixe roupas e calçados separados no dia anterior. Assim, você reduz o nível de estresse ao não encontrar uma peça adequada justamente na hora da prática. Se você fizer ao ar livre, lembre-se de separar calçados bem confortáveis.

4. DESLIGUE-SE DE INTERRUPÇÕES

Aprendendo essas dicas sobre como praticar meditação, você começa a compreender que é um momento do dia para ficar em paz. Portanto, você deve se desligar de interrupções como celular, TV ou qualquer outra distração.

5. PRATIQUE A MESMA TÉCNICA TODO DIA

Para criar um hábito, o ideal é executá-lo todos os dias. Veja abaixo algumas técnicas para fazer diariamente:

  • Adote uma posição que pode ser a postura de lótus (sentado, coluna ereta, com as pernas cruzadas e os pés sobre a coxa);
  • outra posição de conforto também é aceita, como estar sentado ou deitado, sempre mantendo a coluna ereta;
  • controle a respiração com inspiração profunda e expiração lenta;
  • foque o pensamento em algo positivo como uma imagem ou canção.

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR?

Para que tudo fique perfeito, você deve evitar outros pensamentos, principalmente os negativos, não escolher um lugar muito quente para evitar a transpiração excessiva e se certificar de que o local seja seguro para permanecer.

Pronto! Agora é só colocar em prática. Neste artigo você conferiu as principais técnicas sobre como praticar meditação. Então, acrescente esse hábito saudável em sua vida e controle melhor emoções e sentimentos.

Tem colegas que se interessam em como praticar meditação? Compartilhe agora mesmo este artigo nas suas redes sociais e ajude-os também a buscar um bom equilíbrio.