2019 foi o ano dos podcasts! Esse tipo de mídia se popularizou no país devido à facilidade de acesso e à disponibilidade de opções para todos os gostos. Afinal os podcasts brasileiros têm muita qualidade e são uma interessante forma de entretenimento. Basta escolher o tema e procurar o material entre a infinidade de alternativas disponíveis.

Além disso, um dos pontos altos da mídia é que ela casa muito bem com o ritmo acelerado em que todos nós vivemos na atualidade. Já que não é preciso parar para ouvir os conteúdos. De qualquer lugar e em qualquer momento, é possível baixar ou ouvir os materiais que, geralmente, oferecem atualizações semanais.

Já pensou em saber tudo sobre o seu assunto favorito enquanto dirige para o trabalho? Que tal tornar o trajeto da viagem mais dinâmico? Correr ou caminhar ouvindo o podcast também é ótimo, sabia? Mas caso você ainda não esteja totalmente familiarizado com esse universo, separamos uma lista com os 7 podcasts brasileiros imperdíveis que você precisa começar a ouvir. A seleção é diversa e engloba temas variados. Confira!

1. Pelada na Net

Os amantes do futebol têm um canal exclusivo para ficar por dentro de todos os últimos lances no esporte. Criado em 2012 por um grupo de amigos, a proposta do “Pelada na Net” é abordar o assunto com emoção, de forma descontraída, sem encorajar o excesso de rivalidade. A linguagem usada no podcast é bastante popular, inclusive com palavrões, mas a apelação não tem vez.

É interessante o fato de a equipe acreditar que o humor não cruza o limite do preconceito e nem o da agressividade. Por isso, torcedores de todos os times são muito bem-vindos entre os ouvintes. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, cobrindo as grandes jogadas da semana. Devido ao dinamismo do esporte — e também à ansiedade dos ouvintes —, os episódios são gravados, editados e publicados no mesmo dia.

2. Braincast

O “Braincast” é perfeito para quem ama criatividade e inovação. Com o slogan “seu posto avançado no futuro”, o programa se posiciona como à frente do nosso tempo. E não é para menos. Lá, os ouvintes encontram as principais tendências em social media e comunicação digital e acompanham dados sobre tecnologia, negócios, publicidade e entretenimento.

Além disso, quem se conecta ao conteúdo recebe insights de inspiração. Para que você tenha uma breve ideia do que esperar, determinados temas, como as fake news, a comida do futuro e o impacto da tecnologia nas compras, já foram abordados. Anote aí: o podcast é produzido toda quinta-feira.

3. Nerdcast

Às sextas-feiras, os nerds de todas as idades têm compromisso agendado com o “Nerdcast”. Com uma trajetória de mais de 12 anos de atividades, o programa é um dos mais amados no segmento, com mais de um milhão de downloads por episódio. Mas não pense que a temática geek é a única abordada. Tecnologia, atualidades, músicas, humor, cultura pop e ciência também ganham voz por meio dos apresentadores.

Para completar, toda última sexta-feira de cada mês, os produtores lançam uma edição especial do podcast sobre empreendedorismo. Na oportunidade, um convidado especial compartilha dicas e dados importantes que podem aguçar ainda mais o desejo de abrir o próprio negócio por parte de alguns fãs da atração.

4. Aos Cubos

Entretenimento e muita música. Esses são os temas abordados pelo podcast “Aos Cubos”. Em cada programa, convidados especiais visitam o estúdio de gravação para falar de assuntos variados, incluindo curiosidades, relacionamentos, carreira e o universo jovem. A nostalgia marca presença em todas as edições.

A atração fica disponível toda terça-feira. Quem quer manter a agenda de shows atualizada não pode perder. Afinal, o programa traz, em primeira mão, novidades fresquinhas dos palcos ao redor do país.

5. Xadrez Verbal

Informações sobre a política internacional são reunidas semanalmente no podcast “Xadrez Verbal”. O programa é perfeito para você ficar bem informado sobre o cenário mundial, de forma rápida e com muita qualidade. Em meio à rotina corrida, nem sempre sobra um tempinho para nos atualizarmos em vários canais. Então, o conteúdo constitui a solução ideal nesse sentido por reunir dados de várias fontes.

As notícias são acompanhadas de análises, críticas, debates e opiniões de convidados especiais. Todas as sextas-feiras, novos materiais são disponibilizados, tanto para download quanto para serem ouvidos em streaming. Dentro do segmento, o podcast é avaliado como um dos melhores pelo Mundo Podcast e pelo Meio e Mensagem.

6. Papo H

O “Papo H” é um dos podcasts brasileiros inteiramente dedicado ao universo masculino. Materiais descontraídos e diversificados são produzidos para que você saiba mais sobre moda, estilo e muitas questões relacionadas ao homem moderno. É ideal para quem gosta de se apresentar bem em todos os lugares e de ampliar o horizonte sobre as questões que fazem parte do cotidiano.

Alguns temas já abordados foram: moda para leigos, etiqueta no trabalho, tipos de xadrez, sapatos 2.0, metrossexuais versus retrossexuais e o futuro da rádio na era da internet. O clima é o de uma roda de amigos, conversando informalmente de maneira agradável. Não dá para perder!

7. Beercast

A cerveja é uma paixão nacional. Seguindo essa premissa, o “Beercast” nasceu com o propósito de divulgar a cultura cervejeira, tanto artesanal quanto industrial. Enquanto conversam sobre diferentes qualidades da bebida, os quatro apresentadores degustam uma cerveja escolhida a dedo. Afinal, a atração carrega o lema “beba menos, beba melhor”.

O desafio do programa, além de trazer diversas informações, é transmitir aos ouvintes as percepções sensoriais do precioso líquido. Mais que dicas, o programa apresenta informações históricas e dados de produção e comparação entre marcas. Frequentemente, especialistas e personalidades da indústria cervejeira enriquecem as discussões.

Referência na área, o podcast é um dos mais baixados no iTunes. Há novos programas às quartas e às sextas.

Como você viu, os podcasts brasileiros são excelentes alternativas para você se manter atualizado sobre o tema de que mais gosta. A facilidade de baixar o material ou ouvi-lo on-line atrai muita gente. Afinal, diferentemente do rádio, é possível se entreter a qualquer hora, sem precisar esperar o horário do programa favorito.

Gostou deste post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!