Black fridayPowered by Rock Convert

Quando chega a hora daquela trip com a companheira ou com os camaradas, não dá para pensar em mais nada além de relaxar e curtir os dias de descanso, concorda? Porém, nem sempre tudo sai como queríamos e, na maior parte das vezes, a culpa é do mau planejamento de viagem!

Bom, para evitar qualquer dor de cabeça, perrengue ou chateação durante o roteiro, a gente preparou este miniguia para você se planejar melhor. E evitar alguns moles bem comuns na vida de todo viajante. Então, bora lá!

Em primeiro lugar, defina bem o roteiro escolhido

Cair na estrada é sempre uma aventura, mas também não dá para arriscar sair sem destino ou programação definida. Mesmo que você possa se surpreender fazendo isso, é quase certo ter mais dores de cabeça do que qualquer outra coisa. Por esse motivo, sente com os companheiros de viagem e defina certinho qual a rota a ser seguida. Além de quantos dias todos têm disponíveis, quanto tempo querem ficar em cada lugar, como vão se locomover entre os locais, o que tem de bom para visitar etc.

São sempre muitos pontos a serem organizados e não dá, simplesmente, para arriscar e tentar deixar para resolver na hora, né?

Depois disso, estime um orçamento de gastos

Por mais econômico que você seja, todo planejamento de viagem contará com certos custos e gastos. Por isso, a dica é sempre se organizar com o máximo de antecedência. Pesquisar bem sobre os preços, buscar alternativas mais em conta, como pacotes fechados, AirBnb, hostels, promoções de hotéis e, até mesmo, o bom e velho acampamento.

Para facilitar a sua vida e a de quem acompanhará você nessa aventura, a boa é criar uma planilha simples com todos os gastos estimados. Assim como um orçamento diário do que se pode ou não gastar durante o roteiro. Fazendo isso, você evita aquelas surpresas extras no caminho e seu bolso agradece!

Em seguida, identifique o momento de fazer as reservas

Destinos definidos e orçamento montado, hora de fechar as reservas. Como indicamos, para hospedagem. Há uma infinidade de opções disponíveis e, como dica para aproveitar os melhores preços, utilize buscadores específicos para comparar e efetuar os pagamentos, como o Booking, o Airbnb e o Hoteis.com.

Já para as passagens, para quem vai de avião ou ônibus, a dica é comprar com, pelo menos, 3 meses de antecedência e, se pretende fisgar aquelas promoções relâmpagos, faça as buscas em horários menos convencionais, como de madrugada. Nessas horas que pintam os preços inacreditáveis. Para tal, use buscadores, como Skyscanner e Max Milhas.

Por fim, não se esqueça de colocar nada nas malas

Tem gente que curte e tem aqueles que detestam! Porém, não tem outro jeito! Fazer as malas é crucial dentro de um planejamento de viagem e saber como prepará-las faz toda a diferença. A dica é conferir o clima dos destinos e levar em consideração o tempo de viagem. Assim, dá para ter uma noção do que levar e não exagerar e nem ver faltar algum item.

Ah, e não vá esquecer a documentação exigida no destino, como passaporte, RG, CNH, certificado de vacinação, entre outros. Também é sempre bom separar um espacinho para repelentes, hidratantes e protetor solar.

Enfim, essas são as dicas básicas para um bom planejamento de viagem. Vale reforçar que, com quanto mais antecedência você se organiza, a tendência é conseguir as melhores oportunidades de preços, além, claro, de evitar correrias e dores de cabeça em cima da hora. Portanto, siga os conselhos acima e boa viagem!

Curtiu o post? Quer ficar por dentro de outras dicas superlegais e de novidades sobre tudo o que rola no universo masculino? Então, siga a gente lá no Facebook e acompanhe as próximas atualizações.