Carregar os pertences nos bolsos nem sempre é possível. Entre documentos pessoais, dispositivos eletrônicos, instrumentos de trabalho ou mesmo acessórios esportivos, parece impossível sair de casa de mãos vazias. Por causa disso, ter uma pasta ou bolsa para transportar seus objetos com conforto e segurança se tornou indispensável para o homem moderno.

Enquanto as mochilas costumam ser muito usadas pelos homens, elas nem sempre são adequadas para todas as situações. As pastas e bolsas, por outro lado, podem trazer a praticidade tão desejada e ainda acrescentar elegância a qualquer visual. Mas, qual modelo escolher?

Confira a nossa análise e descubra o que é melhor para o seu estilo: pasta ou bolsa.

Invista no clássico com a pasta

A pasta é um dos acessórios masculinos mais tradicionais. São décadas de existência sem sair da moda, provando que são úteis e se adaptam a qualquer tendência. É uma opção adorada no meio corporativo, principalmente quando falamos do modelo de pasta executiva.

As pastas são práticas e tem o tamanho perfeito para carregar notebook ou cadernos. Por outro lado, não costumam ser muito boas para objetos maiores ou volumosos, como roupas. Os modelos mais clássicos normalmente têm só alça de mão, o que pode ser desconfortável para carregar se estiver com peso. Se for comprar uma pasta, prefira opções que também tenham uma alça transversal.

Aposte na versatilidade da bolsa

Se a pasta é conhecida pela sua tradição, a bolsa vem com seu ar despojado e eclético. É um acessório extremamente prático e muito estiloso. Tem de vários tamanhos e formatos, para caber tudo que você precisa levar no dia a dia.

Por ser mais informal, a bolsa é um acessório muito usado no cotidiano. Essa versatilidade tornou a bolsa masculina uma tendência, trazendo cada vez mais variedade. A dica aqui é cuidar para não exagerar e comprar uma bolsa muito casual para trabalhar e vice-versa.

Afinal: pasta ou bolsa, qual a melhor para o meu estilo?

Tanto pasta, quanto bolsa, são acessórios do vestuário assim como um óculos ou relógio. Por causa disso, é sempre importante ficar atento ao estilo da bolsa ou pasta que vai comprar para passar a mensagem certa.

Pense na imagem que você quer ter e também nas peças que você tem no seu armário. Calma, você não precisa combinar tudo e nem usar a bolsa da mesma cor que o sapato. Só lembre-se que pouco adianta ter um visual arrumado e usar uma bolsa velha ou de má qualidade, para citar um exemplo.

Dicas na hora de comprar

Por fim, vamos dar algumas dicas para você escolher a pasta ou bolsa ideal para não se perder entre tantas opções. A primeira é pensar nas suas necessidades. É para o trabalho ou para os passeios de final de semana? Tem muita coisa para carregar ou é melhor um modelo menor e mais discreto?

A segunda dica é pensar no conforto. Afinal, bolsas e pastas não estão aí só para completar o visual, elas devem ser práticas e confortáveis. Opções com alça de mão podem parecer boas, mas serem problemáticas de usar no transporte público. Ou então o material ser bom, mas tão pesado que mesmo colocando pouca coisa é incômodo de usar.

Pense em todas as possibilidades antes de fazer uma compra de impulso. Assim, você garante que está fazendo uma boa escolha que vai facilitar a sua rotina e ainda incrementar o seu look. Você pode conferir mais dicas sobre moda masculina para sempre se manter arrumado lá no nosso blog.