Black fridayPowered by Rock Convert

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por esse tipo de doença em homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019 sejam diagnosticados 68.220 casos da doença no Brasil.

Ainda de acordo com o órgão, um homem morre a cada 38 minutos, em decorrência do câncer de próstata. Esses números alarmantes acendem um alerta na população masculina do país. Entender a doença, os fatores de risco e os exames preventivos, por meio de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, é fundamental para evitar novos casos do câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata

A próstata é uma glândula em forma de maçã existente nas pessoas de sexo masculino, localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga. Ela é a responsável pela produção de sêmen, líquido que contém os espermatozoides liberados durante a relação sexual.

O câncer nessa região é considerado uma doença da terceira idade, por atingir, na maioria dos casos (75%), homens a partir dos 65 anos.

Esse tumor, se não detectado de maneira precoce, pode crescer de maneira rápida e espalhar-se para os outros órgãos do corpo, podendo causar a morte.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata, em sua fase inicial, é uma doença silenciosa e que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. Quando já está em estado avançado, o câncer de próstata pode causar dores, presença de sangue na urina ou sêmen, sintomas urinários e nos casos graves, insuficiência renal ou infecção generalizada.

Deve-se reforçar que, quando os sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já se encontram em fase avançada. Por conta disso, a prevenção é a melhor maneira de detectá-lo nesse período e possuir chances de sucesso no tratamento.

Os principais fatores de risco para a doença são históricos familiares da doença na próstata (tio, irmão e pai), obesidade e a raça – homens negros apresentam maior incidência do câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul

Os dados alarmantes relacionados ao câncer de próstata no Brasil e no mundo, levaram à criação da campanha Novembro Azul, movimento que acontece em todo mundo no mês de novembro, com o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

É importante quebrar o preconceito relacionado ao exame de próstata e reforçar a sua relevância para que mais vidas possam ser salvas ao detectar a doença na sua fase inicial.

O Novembro Azul tem ganhado cada vez mais força e ajudado a incentivar a população masculina a realizar o exame de próstata. Estima-se que a cada ano, o número de exames realizados tem aumentado cada vez mais. A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

No Brasil, foi adotado pelo instituto Lado a Lado Pela Vida e abraçado por diversas entidades como o INCA e também empresas privadas, como a Kildare, que estão engajadas nessa importante causa.