Fala, cara. Tudo certo? Dia 23 inicia o maior evento do esporte e a gente já está aqui torcendo pelo nosso Brasil. E este ano temos estreias! Serão cinco novas modalidades nas Olimpíadas de Tóquio 2021: beisebol/softbol, karatê, escalada, skate e surfe.

Apesar de estarem em fase de testes, as categorias respeitarão todas as regras do evento e os vencedores subirão ao pódio para ganhar as suas medalhas (não contabilizadas no quadro dos países). Dá uma olhada no que podemos esperar das novas modalidades nas Olimpíadas de Tóquio 2021:

Surfe 

A competição será realizada em Tsurigasaki Beach, na cidade de Chiba, a 40 quilômetros de Tóquio. E, obviamente, o astro Gabriel Medina é um dos representantes do Brasil. Além dele,  Italo Ferreira, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb serão os representantes nacionais. 

Vale lembrar que, com o objetivo de frear a pandemia, teremos um evento sem público presencial. Mas sem desânimo! A gente já está com a pipoca preparada e o despertador programado pra poder assistir do sofá de casa.

E você, animado para as Olimpíadas?

Beisebol/softbol

Apesar do beisebol e do softbol terem entrado em Pequim (2008), foram retirados das Olimpíadas de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016). Ou seja, nem tão estreantes assim. Mas retornam agora e esperamos que para ficar. Vale lembrar que enquanto o beisebol é um esporte totalmente masculino, no softbol só é permitido a prática por mulheres. 

Karatê

Apesar de ser uma das artes marciais mais antigas e conhecidas, o karatê é o novato das Olímpiadas. A modalidade será dividida em duas categorias: kumite (foco no combate) e kata (foco na técnica de cada jogador), em que os atletas serão classificados de acordo com o peso. 

Escalada

Nas modalidades masculina e feminina, a escalada contará com três fases: dificuldade, velocidade e boulder. Como os próprios nomes sugerem, a primeira levará em conta os desafios superados pelo atleta ao longo da prática. A segunda, o mais ágil e a terceira é uma prática em que o atleta escala sem cordas de segurança (Haja coragem e treino!). 

Skate

Dentro da modalidade, veremos dois estilos: o Street (corrimões, escadas e rampas) e o Park (bowls e banks). A modalidade tem causado bastante polêmica, isso porque não possui idade mínima para a participação. 

Além disso, é um dos esportes que tem tudo para o Brasil se destacar, com Kelvin Hoefler (principal nome para a competição), Felipe Gustavo e Giovanni Vianna como representantes nacionais.

Fonte:

https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/07/10/com-criancas-competindo-skate-pode-por-limite-de-idade-depois-da-olimpiada.htm

https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/brasil-define-equipe-do-skate-para-as-olimpiadas-de-toquio.ghtml

https://cultura.uol.com.br/olimpiadas/noticias/2021/03/23/2_olimpiadas-toquio-2021-conheca-as-cinco-modalidades-estreantes-no-japao.html