Para montar um look mais social, basta encolher um bom terno, uma camisa bem cortada e um sapato social, certo? Errado! Um pequeno detalhe que muitos homens deixam passar são as meias.

Peça que completa um conjunto mais formal de roupas, ela pode ser aquele ponto de leveza e descontração. Mas, se utilizada da maneira errada, pode deixar o look pesado, desarmonioso e um tanto brega.

Se você quer aprender como usar meias com roupas sociais continue lendo esse texto. Nós vamos te mostrar dicas para não errar na combinação das suas roupas formais.

O estilo clássico de usar meias

Se você prefere manter um estilo mais clássico quando estiver usando roupas sociais, escolha meias que combinem com sua calça ou com seus sapatos.

As meias funcionam como uma extensão das calças ou dos calçados, por isso manter a mesma cor deixa o look mais alinhado e elegante.

Para não ter erro, de preferências a ternos com cores neutras (azul marinho, bege, cinza e preto), meias pretas e sapato social preto.

Meias coloridas

Caso queira deixar seu visual social mais descontraído, sem perder a formalidade, uma ótima opção são as meias coloridas. Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de escolher as meias.

Primeiro, a cor da meia deve conversar com algum outro elemento da roupa. Não precisa ter exatamente o mesmo tom, mas as cores devem combinar.

Segundo, se está usando uma meia chamativa, escolha blazers e calças com cores neutras. Assim, o visual não fica sobrecarregado. No caso das gravatas opte pelas lisas e mais simples.

Terceiro, use uma calça mais curta ou com a barra dobrada. As meias coloridas são para serem mostradas. Quanto aos sapatos, de preferência àqueles com tons de marrom.

Se ainda tiver dúvidas sobre quais cores escolher, foque nas cores que são complementares ou análogas a cor da sua calça, por exemplo.

No Círculo de Cores, os tons complementares são os que se ligam em linha reta e os análogos são os que estão posicionados lateralmente.

Meias estampadas

As meias estampadas dão às roupas sociais um ar mais engraçado, aliviam a formalidade do visual e traz mais personalidade para o look. Entretanto, se utilizada de forma equivocada, deixa o visual carregado e desarmonioso.

A dica aqui é simples: quando usar meias com estampas, não é necessário que ela combine com nenhuma outra peça do look.

O motivo disso é que as meias estampadas já trazem muita informação, se combinadas com mais alguma roupa dão ao conjunto um aspecto de exagero.

Novamente, quando optar por meias estampadas, escolha o terno e a camisa com cores neutras e a gravata lisa. Com isso, o visual mantém o padrão social que a ocasião exige, mas sem perder a personalidade.

Meias brancas

Não é incomum encontrarmos homens com roupas sociais e meias brancas, entretanto, isso é um erro.

Meias de algodão branco são feitas para serem utilizadas durante a prática esportiva ou em momentos de lazer, nunca em situações formais. Por isso, não use meias brancas com roupas sociais, além de passar uma ideia de desleixo fica horrível.

Gostou deste artigo? Clique aqui e saiba como usar meias estilosas no seu dia a dia.