Por muito tempo os homens estiveram limitados a trabalhar usando blazer, camisa, gravata, calça e sapato social. Mas com o passar dos anos esta regra mudou, e atualmente até os locais que exigem traje formal para o expediente liberam o look casual nas sextas-feiras, a chamada “Casual Friday”. Mas afinal, qual o melhor estilo de look para trabalhar, moderno ou formal?

Para tentar responder a esta pergunta, é importante refletir sobre alguns fatores. Qual é o seu ofício? Como é o ambiente em que você trabalha? Qual a cultura da empresa? Qual cargo que você ocupa? Afinal, estas questões podem te ajudar a definir melhor qual o estilo e o visual adequado para utilizar no seu emprego.

Diferenças entre o estilo formal e o estilo moderno

Como o nome sugere, o estilo formal é mais alinhado. Normalmente é relacionado com profissões vistas como mais sérias, como advogados e presidentes de empresas. Ou seja, as peças de estilo formal são feitas com tecidos finos, cortes clássicos e bom acabamento. O traje social composto por camisa, blazer, calça e sapato é a marca deste estilo.

Já o estilo moderno é composto por peças mais despojadas, como camisetas ou camisas de gola polo, calças jeans e sapatos menos formais, como o modelo slip on ou até mesmo sapatênis. Quem opta por estas peças tem estilo casual, e gosta de roupas estilosas e confortáveis ao mesmo tempo.

Seu look imprime sua identidade

A moda masculina pode te ajudar a transmitir sua personalidade em qualquer lugar, inclusive no seu local de trabalho. Então, seja num escritório de advocacia ou em uma agência de publicidade, suas roupas dizem muito sobre você e também sobre onde você quer chegar.

Tipos de look para trabalhar

O look para trabalhar no estilo formal, por exemplo, não precisa estar ligado unicamente aos escritórios, assim como o homem de estilo casual não pode ser considerado desleixado. Sabendo escolher as peças mais adequadas, é possível se sentir confiante e ao mesmo tempo confortável no seu local de trabalho.

Caso você trabalhe em um escritório que libere o traje nas sextas-feiras, isso não quer dizer que você deva ir de bermuda e chinelo neste dia livre, não é mesmo? Por isso, peças intermediárias como a calça sarja e os suéteres são ótimas opções, pois apesar de não serem tão formais, ainda dão um toque elegante e confortável ao look.

Por outro lado, se o seu emprego não exige um traje formal, não se acomode por isso. Invista em peças feitas com materiais de qualidade e de bom caimento. Ao invés de escolher aquela camiseta do seu time do coração ou da sua banda preferida, invista em uma gola polo e em um sapato casual mais alinhado, como o sapatênis ou o slip on. Isso dá um ar de seriedade e comprometimento.

Existe o meio termo entre o estilo moderno e o estilo formal?

Existe sim, e tem feito cada vez mais sucesso entre os homens. Ele se chama traje business casual, que mescla peças dos estilos moderno e formal. Quem opta pelo business casual para o estilo do look de trabalho quer se sentir confortável como os homens de estilo casual, e ainda assim elegantes como os que preferem o estilo formal.

Veja o post sobre o estilo business casual no nosso blog.