O home office está sendo um desafio para a rotina de diversas pessoas. Por isso, reunimos algumas dicas de como manter a produtividade nesse período de distanciamento social.

Este momento exige algumas adaptações para que a procrastinação não prejudique o seu desempenho, abrindo espaço para o desânimo. Continue a leitura para saber como se habituar ao home office.

Como manter a produtividade nesse período?

O primeiro passo é mudar a mentalidade acerca do home office. Pense que é possível sim, se adaptar a este momento, sem que a sua produtividade seja afetada. Afinal. pensar que é muito difícil ou impossível ter o mesmo rendimento do que no escritório será prejudicial.

Primeiramente, é necessário também adaptar um espaço da sua casa para a realização das tarefas diárias. Então, certifique-se sobre a conexão com a internet e escolha um local tranquilo e, se possível, livre de interrupções.

Evite trabalhar do sofá ou da cama, sempre priorizando locais que se assemelhem à sua mesa de trabalho. O ambiente pode ser confortável, mas não tão confortável ao ponto de você se sentir tentado a abrir mão da produtividade.

Mantenha a sua rotina anterior

É possível manter a produtividade no home office priorizando a mesma rotina que você seguia anteriormente. Acorde, tome banho, café e mantenha distância de aparelhos eletrônicos, sobretudo a televisão.

Fora isso, faça a pausa para almoço e lanche e evite fazer um horário distinto ao que era feito antes. O importante é não permitir uma mudança brusca ao seu ritmo de vida. O mesmo vale para exercícios físicos: se você frequentava a academia antes de ir para o trabalho, separe este momento para fazer atividades físicas em casa.

Planeje o seu dia

É normal sentir-se perdido na rotina de home office, pois estar em casa abre espaço para querer realizar outras tarefas ou perder a noção do horário. Então, para evitar a dispersão, planeje o seu dia, listando todas as tarefas que precisa realizar, reuniões e momentos de pausa.

Esta listagem pode ser em um caderno, agenda ou quadro. O importante é ficar atento ao que foi planejado para manter a produtividade nesse período. Se necessário, utilize uma agenda virtual para sincronizar os seus horários aos dos seus colegas de trabalho.

Quanto mais apoio você tiver nesse período, mais fácil será a adaptação ao home office.

Peça ajuda aos familiares

Se você não mora sozinho, o home office pode ser ainda mais desafiador. Para que não ocorram interrupções frequentes, sinalize os seus horários aos familiares e peça a colaboração para que estes sejam respeitados.

Planeje as refeições com antecedência para que o momento do almoço não se torne um fardo e você abra mão de uma alimentação balanceada. Além disso, não negligencie os momentos de pausa, pois eles são essenciais para manter a saúde mental nesse período.

Como visto, é possível manter a produtividade nesse período de home office, desde que seja feita uma adaptação em sua casa para que esse momento seja simplificado.

Leia também: Saiba quais os principais tipos de café e suas diferenças!

Para mais artigos, visite o nosso blog.