Black fridayPowered by Rock Convert

Ele nasceu lá na Inglaterra, mas nenhum outro país é tão associado a ele como o Brasil! Estamos falando, é claro, do esporte mais querido de todos e uma das maiores paixões de todo brasileiro! No entanto, apesar desse nosso amor incondicional pela bola, tem muito cara por aí que desconhece a verdadeira história do futebol mundial! 

Foi pensando justamente nisso que a gente resolveu preparar este post exclusivo para você ficar por dentro de como tudo surgiu, tanto lá fora quanto no Brasil, e também conhecer algumas curiosidades futebolísticas que já aconteceram nesse tempo em que o esporte se tornou popular! Bora conferir? 

Afinal, quando começa a história do futebol mundial? 

Bom! O futebol profissional teve sua origem lá na Inglaterra, em meados do século XIX, mas, na verdade, teve grandes influências de um jogo italiano conhecido como Calcio, praticado, em grande parte, pela nobreza do país. Foi no ano de 1863 que o esporte finalmente foi reconhecido e normatizado pela Old Freemason’s Tavern, dando início à sua popularização na Europa e, posteriormente, no mundo inteiro! 

Porém, uma curiosidade interessante é que, antes mesmo da história do futebol mundial que conhecemos hoje, há diversos relatos de práticas similares de tempos bem mais longínquos e em variados pontos do planeta, como Grécia, Roma e China. Evidentemente que as regras e formatos eram diferentes, mas vale mencionar só para mostrar que, na história da humanidade, os caras já sonhavam em chutar alguma coisa redonda!

E, no Brasil, quando o esporte começou a aparecer?

Não tardou muito para a história do futebol mundial marcar presença em terras tupiniquins! Em 1880, no Rio de Janeiro, fundou-se o primeiro clube brazuca: o Clube Brasileiro de Cricket. No entanto, oficialmente, o esporte pode ser considerado uma prática regulamentada com a ajuda de um cara chamado Charles Miller, nascido no Brasil, mas de descendência inglesa. Foi ele quem viajou para a terra da Rainha e voltou com duas bolas de couro de verdade, além de uniforme e calçados próprios. 

Sem perder tempo, visionários abriram os primeiros clubes dedicados exclusivamente ao futebol: o Sport Club Germânia, em SP, e o Fluminense F.C., no RJ. Finalmente, em 1885, a bola rolou na primeira partida oficial em território nacional, com equipes formadas entre brasileiros e ingleses, e o jogo terminou empatado em 1 a 1. 

Quais as principais curiosidades históricas do futebol? 

Todos os esportes têm lá as suas curiosidades! No entanto, quando se trata da história do futebol mundial, estamos falando do mais popular de todos e, principalmente, de uma das maiores paixões nacionais! Então, confira alguns detalhes mais marcantes e surpreendentes dele:

  • a seleção do Brasil é a única a ter participado de todas as copas do mundo até hoje; 
  • o Clube de Regatas Vasco da Gama, do RJ, foi o primeiro clube brasileiro a permitir negros e operários em sua equipe, popularizando, de vez, o esporte; 
  • no Brasil, há um Dia Nacional do Futebol: 19 de julho; 
  • foi somente na copa de 1970 que os juízes passaram a usar os cartões amarelos e vermelhos nos jogos; 
  • entre 1942 e 1946, não houve copa do mundo em função da II Guerra Mundial; 
  • hoje, os times mais valiosos do mundo são, respectivamente: Machester, Real Madri e Barcelona. 

Enfim, esse é um pequeno resumo da fantástica história do futebol mundial para você, que também é aficionado pela bola e não perde um dia de SporTV e Fox ou fica esperando a novela acabar para curtir cada minuto dos principais campeonatos no Brasil e no mundo! Sendo assim, separe a camisa e a bandeira de seu time e bora torcer, porque o futebol é só alegria! 

Curtiu? Quer conhecer ainda mais sobre a história do futebol mundial? Então, confira nosso próximo post e descubra outras curiosidades do esporte pelo mundo!