Com a mudança repentina em nosso cotidiano, acabamos adotando hábitos que antes não tínhamos. Exercitar-nos, por exemplo, se tornou uma conduta divisora de águas.

Pessoas que tinham uma rotina em academia, se viram sem poder sair para se exercitar e, em contrapartida, os sedentários resolveram começar a dar mais atenção para a saúde e corpo.

Pensando nisso, levando em consideração que ainda não se tem previsão de quando nossas rotinas voltarão ao normal, podendo ir e vir com tranquilidade e segurança, preparamos um conteúdo valioso com 5 exercícios ótimos para a saúde, que podem ser feitos sem sair de casa. Vamos lá?

1. Flexão de braços

É um exercício de extrema importância para o fortalecimento dos ombros, peitos e braços. O ideal é que você comece a atividade fazendo três séries, com dez movimentos, dando um intervalo de 2 minutos para descanso entre elas.

Para realizar o exercício, os braços devem se alinhar ao peitoral, em uma posição que seus cotovelos consigam dobrar aproximadamente 90 graus. Comece a fazer a flexão do cotovelo, até que seu peito chegue a dois dedos do chão. Volte à posição inicial e assim sucessivamente.

2. Prancha solo

Este exercício te ajudará no fortalecimento de:

  • Abdômen;
  • Lombar;
  • Costas;
  • Tronco.

É uma atividade isométrica, direcionada à musculatura profunda do tronco. É parecido com o exercício 1. A diferença é que para realizar a prancha, você deverá posicionar seus braços no chão e encontrar a posição exata em que sentirá seu abdômen contraído.

Para a execução do exercício, permaneça com o rosto voltado ao solo, posicionando o tronco, quadril e pernas fora do chão, mantendo a ponta dos pés em contato com o solo. Inicie a série com três repetições de 30 segundos cada uma, dando o intervalo de um minuto entre elas.

3. Agachamento

Exercício ideal para fortalecimento dos membros inferiores, como coxas e glúteos. Para realizar a atividade, basta flexionar os joelhos, posicionando os braços para a frente para obter equilíbrio.

Enquanto desce seu corpo, a coluna deve ficar ereta e o movimento deve alcançar uma posição em que sua perna forme um ângulo de 45 graus. Comece com três séries de vinte repetições, dando dois minutos de intervalo entre elas.

4. Pular corda

Um ótimo exercício aeróbico para melhora do condicionamento físico. 15 minutos pulando corda equivalem aproximadamente a perda de 180 calorias. É o mesmo resultado que vai obter em uma caminhada de 1 hora.

5. Polichinelo

Um dos exercícios mais divertidos para se fazer em casa. Ele gera calor ao corpo rapidamente, proporcionando a queima de calorias e a melhora da resistência física.

Para fazer uma ótima série, posicione e junte as mãos em cima da cabeça, enquanto distancia os pés. Depois, junte os pés enquanto abaixa as mãos, tocando os lados do corpo. O ideal é realizar 50 repetições do movimento ou fazer a sequência repetidamente por 1 minuto.

Agora que você já está sabendo sobre como se exercitar em casa, é só preparar sua ficha e começar o treino.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter acesso a mais dicas como esta, continue nos acompanhando.