Um dos desafios do homem moderno é conseguir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Afinal, os empregos exigem cada vez mais do trabalhador, que precisa estar conectado às suas demandas por mais tempo, trabalhando mais e, em alguns casos, por mais vezes na semana. Então. é natural que isso influencie todos os aspectos da vida, o que é prejudicial quando não se encontra equilíbrio.

Sem tempo para si próprio, a tendência é que esse profissional desenvolva problemas de ordem física e emocional, além disso, acaba se dedicando menos ao que gosta. Ficar longe da família, não praticar seus hobbies, descansar pouco e ter seus relacionamentos prejudicados são algumas das consequências. Mas, em meio a essa situação, qual é a melhor forma de lidar com isso?

Por isso, neste post, mostraremos como saber lidar com todas as obrigações, os desejos e as necessidades para conseguir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Confira a seguir!

O que significa ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Você já teve a sensação de se dedicar tanto ao trabalho ao ponto de não sobrar tempo para fazer coisas básicas, como visitar seus pais ou sair com os amigos? Seu corpo tem estado constantemente cansado, e as noites de sono não o recuperam suficientemente? Muita gente se sente assim e, na maioria das vezes, o problema é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O ponto de partida desse assunto deve ser a consciência de que você não precisa se culpar se não encontrou esse meio-termo. Naturalmente, encarar o trabalho como algo importantíssimo é fundamental, já que é dele que se tira o sustento. Muitas vezes, nem é mesmo culpa de alguém estar nessa situação, já que as empresas têm exigido cada vez mais tempo e dedicação.

Nesse cenário, no entanto, o problema é quando o profissional coloca o trabalho como prioridade, e ele simplesmente consome todo o tempo e a energia. É impossível ser feliz e saudável sem ter tempo para si próprio, o que significa fazer o que você gosta e o que precisa, inclusive mantendo hábitos saudáveis para a mente e para o corpo.

Bem, para alcançar esse equilíbrio entre as duas rotinas, é preciso saber como organizar as necessidades pessoais em meio aos compromissos profissionais. Então veja como a seguir e entenda de que maneira esses esforços podem ajudar a ter uma vida mais equilibrada!

Tenha tempo para a família

Qual foi a última vez em que você se sentou à mesa com sua família para uma refeição ou a encontrou para um churrasco no fim de semana? Certamente, essas pessoas fizeram parte da construção do cidadão que você é e, mais importante do que isso, você sente falta de tê-las mais presentes no dia a dia. É preciso tê-las por perto mais regularmente!

Quando todos têm compromissos, pode ser mais difícil ter a mesma convivência de outros tempos, mas a proximidade e o amor precisam estar sempre em dia. Afinal, há coisas que são mais importantes do que seu trabalho e que, sem elas, o seu desenvolvimento profissional não acontece. Estar longe de pessoas importantes pode ser desgastante e consumir sua energia para o cotidiano.

Assim, o ideal é que você se organize para, pelo menos 1 vez na semana, encontrar seus pais, irmãos, avós, ou quem quer que seja a sua família! Tirar esse tempo ao lado de pessoas importantes na sua vida será revigorante e ajudará a nunca se afastar delas.

Cultive relacionamentos saudáveis

Relacionamentos saudáveis também são parte integrante de uma vida saudável. Relacionar-se bem é algo que pode trazer motivação e contribui muito para ter tranquilidade para encarar as responsabilidades do trabalho. Mas o problema é que a vida profissional e as exigências dela podem impactar também os diferentes relacionamentos que alguém pode ter.

Quanto aos amorosos, é necessário dedicar tempo e atenção a outra pessoa. Por isso, a exigência primária é saber conduzir o trabalho com a vida pessoal, dividindo bem esse tempo justamente para poder dedicar parte do período que sobra a alguém. Sair, passar um tempo juntos, conversar e realizar coisas simples e cotidianas é o básico quando duas pessoas estão juntas.

Relacionamentos também são aqueles que você mantém com amigos e pessoas queridas que fazem parte da sua vida. As amizades são importantes para que estejamos sempre cercados de pessoas com interesses similares que proporcionem bons momentos. Por isso, esteja sempre perto de quem respeita seu jeito, suas necessidades e dificuldades. Quem soma é sempre importante!

Invista tempo em você

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal também passa pela maneira como você dedica seu tempo ao que gosta e ao que necessita para se sentir bem. Cuidados próprios precisam ser prioridade, uma vez que a saúde mental e física é a base para ter sucesso em todos os campos da vida. Seu tempo precisa contemplar aquilo de que você gosta, não importa o que seja.

Sendo assim, hobbies não devem ser encarados como algo que pode ser deixado de lado ou como algo menos importante. Pois essas práticas têm um impacto muito positivo na motivação e na saúde mental, a propósito, a vida não é só trabalho. Ler, estar com amigos, praticar esportes, ver filmes, jogar videogame — não importa o que seja, é preciso investir tempo em você e no que você sente prazer em fazer.

Pensar em você próprio também é cuidar da saúde. Os estresses da correria do dia a dia, somados à falta de tempo, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de problemas, como o ganho de peso e outras questões de saúde que podem se agravar. Por isso, é importante manter uma alimentação regrada e saudável, sempre pensando em como isso ajuda, até mesmo, na vida profissional.

Descanse adequadamente

Não podemos deixar de falar também da necessidade de manter o corpo devidamente descansado para aguentar o tranco da rotina. Acordar muito cedo, chegar à sua casa tarde e, ainda assim, dormir 8 horas parece impossível? Bem, por mais que seja difícil, esse é o ideal para que o seu corpo se recupere bem de um longo dia e esteja pronto para o que vem a seguir.

Um dos grandes desafios é saber lidar com a vida profissional e pessoal, mas, ainda assim, conseguir descansar adequadamente. A primeira dica é simples: não trabalhe mais do que pode. Se você tem horários a cumprir, tente não passar muito deles, ou sua vida se resumirá ao emprego. Isso não é saudável, e a sensação é de que seu corpo está sempre desgastado.

Tente também se livrar de hábitos que atrapalham o sono, como usar seu celular na cama ou assistir a séries e filmes antes de dormir. Tenha seu tempo para essas atividades, mas, na hora de se deitar, é importante relaxar por completo. Desligue-se de tudo cerca de 40 minutos antes de dormir e, então, deite-se. Assim, o sono vem mais rápido e você descansa com qualidade.

Por que esse equilíbrio é importante para você?

A pressão por resultados no trabalho é algo imposto, muitas vezes, por nós mesmos. Para lidar com essa cobrança, alguns colocam a própria saúde em jogo, enquanto outros abrem mão de ter uma vida normal.

Os diferentes estágios da vida fazem com que um bom emprego e um salário relevante tenham pesos diferentes, e é aí que mora o risco de perder o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Por isso, em nome da continuidade de projetos e sonhos, pessoas abrem mão de viver a vida como gostam. São decisões importantes, mas que também podem gerar consequências difíceis de carregar.

Prioridades são sempre importantes na hora de planejar o futuro. É indiscutível que o trabalho é sempre fundamental e está nos primeiros lugares entre o que você coloca como importante, entretanto, o erro é ter o emprego como centro de tudo. Quando sua vida gira em torno dele, naturalmente, você perde o equilíbrio com a vida pessoal.

Se isso acontece, consequentemente, há mudanças mais drásticas que vão se estender por todas as áreas da sua vida. Muitos só conseguem entender a importância do equilíbrio quando percebem que muitos momentos importantes se perderam por não haver um balanceamento entre as duas rotinas. Mostraremos, a seguir, por que é importante equilibrar a vida pessoal e o trabalho!

Evita estresse e ansiedade

Na sociedade atual, durante muito tempo, o assunto saúde mental foi tabu. Tratado até de forma pejorativa em alguns casos, a falta de relevância dada ao tema fez com que pessoas adoecessem sem nem mesmo entender a motivação. O estresse, por exemplo, é encarado como algo mais comum do que deveria ser, uma vez que não se entende a profundidade do que ele causa.

Viver para o trabalho e não ter válvulas de escape é um risco que muitos homens estão correndo — e eles têm entendido da pior maneira o quanto isso pode ser perigoso. O estresse, além de ser, por si próprio, um problema grave, também desencadeia uma série de problemas de ordem física e mental.

A ansiedade é outra consequência grave da falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Pressão por resultados, preocupações excessivas e a tensão de ocupar cargos de confiança podem resultar em problemas de ansiedade, que são ainda mais graves. A dificuldade de lidar com a questão pode desenvolver, até mesmo, uma depressão, problema de maior porte.

Melhora as relações familiares e sociais

Como já falamos ao longo deste guia, o impacto da falta de equilíbrio entre trabalho e vida profissional pode atingir diretamente os relacionamentos interpessoais. A razão para isso é simples: quem não consegue lidar com os dois mundos acaba se fazendo ausente.

Você se torna alguém que vive para o trabalho e não está presente para sua família, transforma-se em um amigo que nunca tem tempo para nada e, para seus filhos, para a esposa ou para a namorada, tem pouca atenção para dar. Nesse caminho, é claro, não há como manter suas relações sociais e familiares de maneira saudável. O afastamento pode gerar tristeza e um peso que também atingirá você.

Agora, se você sabe dosar seu tempo para ser um pai mais presente, um marido atencioso, um amigo que frequenta a pelada semanal e um familiar que faz contato e que aparece sempre, certamente, sua vida estará melhor. Estar sempre bem com as pessoas que você ama dá forças para encarar os desafios da vida profissional e também da pessoal.

Aumenta a produtividade

A produtividade é um dos pontos que mais importam quando se pretende despontar como um profissional qualificado. Afinal, por mais preparado que você seja, se seu nível de produção é baixo, isso vai impactar seu desempenho. Para conseguir trabalhar bem, é necessário estar física e mentalmente preparado, algo que envolve uma rotina regrada.

Manter-se são e disposto é um fator que depende de práticas que favoreçam o combate ao estresse, que mantenham o corpo saudável e que ajudem no descanso adequado. Dias seguidos de trabalho com pouco descanso e sem lazer são desgastantes e vão afetar o desempenho. Se você consegue equilibrar emprego e vida pessoal, certamente, terá muito mais produtividade.

Quanto mais você focar apenas o seu trabalho, sem se dar um descanso ou sem ter momentos de lazer, menos você conseguirá produzir. Humanos precisam ter momentos específicos para não pensar nas responsabilidades e na pressão do emprego. O equilíbrio faz você se sentir vivo e feliz e também recarrega as energias para mandar bem no dia a dia do trabalho.

Como encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal parece algo distante do seu alcance? Essa necessidade de se provar e manter-se relevante no mercado de trabalho pode ser prejudicial. Muitos homens perdem a capacidade de dosar seus esforços e deixam de entender quando passaram do ponto em nome de dedicação excessiva aos seus empregos.

Então, gradativamente, a percepção de que há problemas na vida pessoal começa a ficar mais clara. O relacionamento em casa já não é a mesma coisa, você passa tempo demais sem falar com familiares e amigos e percebe que não faz mais nada do que gosta. No entanto, a ideia deste guia é não permitir que você chegue a esse ponto.

Por mais que possa se mostrar como um desafio, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é algo que pode ser alcançado. Para isso, pequenas atitudes, organização e planejamento são os pilares da mudança que todo homem precisa buscar. A seguir, veja as dicas que separamos para você ter uma vida saudável e não sentir o peso de uma rotina que gira em torno de trabalho!

Evite que o trabalho interfira na vida pessoal

Um dos grandes erros de um profissional é deixar que o trabalho tome tanto espaço em sua vida que ele passe a se misturar com o âmbito pessoal. Isso é muito mais comum do que se pensa e pode gerar insatisfações e, até mesmo, interferir em relacionamentos. Há várias formas de isso acontecer, mas a principal talvez seja levar trabalho para casa ou nunca se desligar dele.

Você já se pegou em um momento de lazer, ou de descanso, lendo e-mails do seu trabalho? Ou, ainda, já levou tarefas para terminar em casa porque não deu tempo no expediente? Essas práticas fazem com que você nunca se desligue da vida profissional e, ainda pior, não consiga descansar adequadamente. Isso gera insatisfação de quem está perto, além de prejudicar você.

Quando as duas vidas se misturam, tenha certeza de que você não estará plenamente satisfeito em nenhuma. A vida pessoal começará a ser afetada em todos os aspectos, enquanto você estará cansado demais para o trabalho. Por isso, saiba separar as obrigações e, ao sair da empresa, deixe nela os trabalhos que não foram terminados e também os problemas que acontecem por lá.

Pratique exercícios físicos

Praticar esportes é uma das atividades que mais trazem benefícios para a vida do homem, especialmente para quem tem uma rotina intensa de trabalho. A princípio, o lazer é fundamental para fugir da rotina, lidar com as cobranças e ter um momento para relaxar entre amigos. Sabe aquela pelada tradicional? Seja ela, seja outro esporte, não dá para faltar semanalmente!

Além da distração, os exercícios físicos também são fundamentais para manter o corpo ativo e em movimento. Manter o peso, combater o sedentarismo e liberar serotonina é necessário para ter uma rotina saudável e que não se limite a transitar entre casa e escritório. Os novos modelos de trabalho exigem pouco do corpo humano, então, é preciso saber como combater isso.

Exercícios físicos, especialmente quando realizados pela manhã, têm impacto direto na produtividade ao longo do dia. As substâncias liberadas durante uma corrida, por exemplo, ativam o cérebro e o mantêm trabalhando em uma rotação maior, com maior concentração. Por isso, é fundamental escolher sua atividade favorita e encaixar na sua rotina diária.

Dê pausas em meio à rotina

Uma rotina intensa não precisa ser torturante. Por mais que o nível de trabalho seja alto e exija bastante dedicação, você não precisa simplesmente mergulhar em tudo e não se dar um segundo de descanso sequer. Uma longa jornada também é composta por pausas para refrescar a mente, descansar e simplesmente se desligar um pouco de tudo que está consumindo o seu corpo.

Sendo assim, o ideal é que você saiba como planejar essas pausas, de modo que não fuja da obrigação de cumpri-las. Algumas pessoas usam técnicas, como a Pomodoro, que consiste em se dedicar intensamente ao trabalho por 25 minutos seguidos, intercalando esses períodos com pausas de 3 minutos. No entanto, você pode adaptar essa técnica com períodos mais extensos e pausas proporcionais.

Para cada pessoa, o tempo de concentração varia. Uns conseguem se manter horas focados, enquanto outros têm menor capacidade de emplacar essa sequência. Você pode, por exemplo, fazer uma pausa de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho. O importante é que, nesse tempo, você se desligue completamente para poder espairecer e renovar as suas ideias.

Organize a vida pessoal

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal consiste também em ter tudo bem resolvido nos dois âmbitos. A dedicação total ao trabalho, no entanto, pode acarretar problemas de ordem pessoal. Se você não organiza sua vida, fica difícil lidar com obrigações e necessidades, até mesmo com o seu trabalho sendo prejudicado. Essa também é uma situação que pode ser arriscada!

Problemas familiares, por exemplo, têm grande impacto na sua vida profissional. Essas questões atrapalham seu desempenho, já que tiram a concentração e, até mesmo, a motivação. Por isso, se há dificuldades nesse âmbito, tente solucionar junto às pessoas envolvidas, se necessário, procurando, até mesmo, ajuda profissional. Esse pode ser o caminho para ter tudo em ordem!

Além disso, problemas financeiros também entram na categoria pessoal e representam outra questão que acaba com a produtividade do profissional. Se você passa por essas dificuldades, a última coisa de que precisa é perder a sua fonte de renda principal, ou seja, é melhor resolver para manter o foco no trabalho! O equilíbrio também passa por colocar suas questões pessoais em ordem.

Invista em uma alimentação saudável

A preocupação intensa com o trabalho faz com que a saúde do homem fique de lado ou deixe de ser prioridade. Isso se manifesta de diversas formas, inclusive com uma alimentação pouco saudável e regrada. Primeiramente, é fundamental não pular refeições por conta do nível de demandas do dia. Respeite o básico: café da manhã reforçado, almoço, lanche e a janta.

Outro ponto que vale o destaque é a escolha dos alimentos. Muitos trocam refeições completas por lanches ou algo que seja mais rápido e capaz de saciar, tudo para voltar rápido ao trabalho. Mas em meio a esses hábitos ruins, o ganho de peso pode ser uma consequência e, se combinado com o sedentarismo, gera problemas de saúde de diferentes tipos.

O ideal é garantir a ingestão de proteínas e alimentos variados, sempre com pratos ricos em legumes e vegetais. O fast food nunca vai substituir um almoço, por exemplo, então, se você tem esse hábito, abandone-o de vez. Respeite seu corpo e seu organismo, fazendo pausas que são de direito para garantir suas refeições antes, durante e depois do expediente.

Enfim, a busca do equilíbrio entre vida profissional e pessoal será sempre um desafio para qualquer pessoa, mas é importante saber que a relação entre ambas é muito forte. Sendo assim, se você dá mais atenção para um dos lados, sempre haverá consequências difíceis de lidar. As dicas deste guia podem ser importantes para você viver melhor e ter sucesso na carreira!

Quer ler mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba-os diretamente no seu e-mail!