Os sapatos de couro são acessórios do vestuário masculino que têm uso quase que diário, principalmente para o trabalho ou para sair. Mas o dia a dia faz com que eles acabem acumulando poeira ou sujeira. Isso os deixa sem o brilho tão comum e tão bonito em sapatos de couro.

Para que você possa cuidar e deixá-los sempre bonitos, resolvemos dar algumas dicas de como manter o brilho e a limpeza dos sapatos de couro. Leia esse post até o final e confira!

1. Limpeza do sapato de couro

Engraxar os sapatos é a forma que temos de mantê-los conservados e sempre brilhando. No entanto, antes de começar a engraxar, é preciso fazer uma limpeza geral.

Isso é muito importante, pois qualquer tipo de sujeira que estiver na superfície de seu sapato de couro pode fazer com que o resultado final não seja o esperado. Limpe, inclusive, a sola.

Essa limpeza pode ser feita primeiramente com um pano seco, e depois passe um pano levemente úmido naqueles locais onde a sujeira não tiver saido. Passe por todo o sapato de couro para retirar toda a sujeira. Depois, passe uma escova com vigor. Principalmente naquelas dobras que o couro faz com o tempo de uso e do andar. É nesta parte do sapato que fica a maior parte da poeira.

Evite usar sabão e outros produtos químicos na limpeza de seu sapato, pois seus resíduos podem danificar o couro ou alterar a sua cor.

2. Separe tudo que você irá usar

Esse procedimento pode parecer trivial, mas é importante para que você tenha à mão tudo aquilo que vai precisar para engraxar seu sapato de couro. Assim, você evita ficar parando para procurar as coisas.

Separe o seguinte material: uma folha de jornal, cera em pasta ou líquida, flanela (ou uma meia antiga) e uma escova para sapatos.

3. Engraxando o sapato

Primeiro forre o chão com a folha de jornal, para evitar que ele fique sujo ou manchado com os respingos da cera que irá usar. Você também pode utilizar uma toalha velha, se preferir.

Depois, pegue a cera e a flanela (ou meia) e passe o produto na superfície de seu sapato de couro com movimentos circulares. Passe pela parte de cima dele, de maneira uniforme, para que todas as partes recebam a cera. Principalmente aquelas dobras mencionadas anteriormente.

Depois que passar a cera, aguarde alguns momentos para secar um pouco. Isso ajuda também com que o produto entre no couro para mantê-lo conservado. É como se fosse uma espécie de hidratação do material.

4. Usando a escova

Depois de passar a cera em toda a superfície de seu sapato de couro, é hora de dar o brilho. Pegue a escova de sapato e esfregue em todo o couro. Esses movimentos precisam ser o mais rápido que você conseguir. Isso fará com que o atrito da escova com o sapato gere calor e proporcione maior brilho. Dessa forma, o polimento será perfeito.

Depois é só sair por aí com ele, brilhando como novo.

Este artigo foi interessante para você? Visite o nosso blog e leia outros textos relacionados sobre moda e calçados. A Kildare é uma marca de calçados casuais masculinos que tem quase 50 anos de mercado e é conhecida pela excelência, qualidade e conforto de seus produtos. Visite nossa loja virtual e conheça nossos produtos.