Você é um dos apaixonados por gastronomia e por todo o universo a ser descoberto no ramo dos alimentos? Caso a resposta seja sim, provavelmente você vai se interessar bastante pelas dicas de documentários sobre gastronomia que todo mundo que gosta desta área precisa ver.

Hoje em dia, está cada vez maior o número de produções audiovisuais que abordam diversos aspectos da gastronomia com qualidade.

Afinal. existem opções de séries e documentários sobre o tema para todos os gostos, desde os que se interessam por descobrir mais sobre os tipos diferentes de churrasco ao redor do mundo até os que buscam informações mais detalhadas sobre a história da humanidade com a comida.

Por isso, nos tópicos a seguir, separamos algumas indicações de documentários interessantes que falam sobre gastronomia que merecem serem assistidos. Acompanhe a leitura e confira!

“Chef’s Table”

Este documentário é bastante indicado para quem quer se aprofundar mais no conceito de “alta gastronomia”.Cada episódio dele apresenta uma cultura diferente, representada pela visão do chef ou da chef escolhido(a).

Além disso, também são retratadas as rotinas das cozinhas dos restaurantes em que estes profissionais atuam, o que é interessante para a gente saber mais sobre como a gastronomia funciona “nos bastidores”.

Em um episódio, é mostrado, por exemplo, características da gastronomia italiana. Já em outro, um aprofundamento sobre a gastronomia nórdica. Tem também um chef da Argentina, mais especificamente da região da Patagônia.

Enfim, os roteiros são bem diversos e o documentário é muito bem feito. Recomendado!

“Barbecue”

Você já parou para pensar nos diversos tipos de churrasco que existem ao longo de todo o globo? Ficou curioso para saber mais? Então não deixe de assistir ao “Barbecue”

O documentário traça uma viagem através de 12 países distintos para apresentar de que maneira cada povo e cada cultura faz o tão famoso churrasquinho.

Entre os países mostrados, estão o Japão, a Mongólia, os Estados Unidos, a Síria, além de outros.

É muito interessante para perceber como um mesmo tipo de comida tem tantas diferenças de um lugar para o outro, variando de acordo com os fatores geográficos, sociais e culturais.

“Cooked”

Este é outro documentário muito rico para quem quer se aprofundar no mundo da gastronomia.

Ele é uma produção dividida em quatro episódios, e cada um deles retrata a relação de um dos elementos da natureza (água, ar, terra e fogo) com o contexto gastronômico das sociedades.

Ou seja, no episódio sobre a água, o documentário mostra como surgiu o conceito de cozimento, por exemplo. Já no episódio sobre o fogo, é apresentada a maneira pela qual a humanidade faz uso deste alimento para assar alimentos.

“Food Matters”

Por fim, o “Food Matters”, em tradução livre, o documentário significa “A Alimentação Importa”.

Este documentário é importante para quem se interessa por uma abordagem mais educativa sobre a gastronomia. Afinal ele mostra a importância de nossa decisão sobre o que ingerir, levando em conta as vantagens e os prejuízos de cada tipo de comida.

Assim O “Food Matters” é um documentário sobre gastronomia recomendado para quem quer levar uma vida mais consciente em relação à alimentação. Vale a pena!

A Kildare é uma marca de calçados casuais masculinos. Conheça mais sobre os nossos produtos em nossa loja virtual!