A decoração para homens é, muitas vezes, vista como algo a ser pensado apenas para ambientes da casa considerados masculinos, como os espaços de lazer. Mas o resultado é que nem sempre o morador consegue imprimir sua personalidade na composição e na organização dos cômodos.

Felizmente, é possível realizar a harmonização de qualquer ambiente com conforto e sem abrir mão de sua personalidade, inclusive a área de trabalho. De acordo com os arquitetos, é essencial que o espaço consiga refletir as características e gostos pessoais do morador, independentemente da idade e do gênero.

Para ajudá-lo nessa tarefa, nós preparamos uma seleção de melhores dicas para a decoração de ambientes para homens. Confira agora mesmo!

1. BRINQUE COM AS CORES

O senso comum convencionou que as cores neutras, como branco, preto, cinza e marrom, são perfeitas para a decoração de ambientes para homens. Mas elas costumam deixar o espaço mais sério, o que pode não ser muito interessante para quem tem um estilo casual e esportivo, por exemplo. Sendo assim, optar por tonalidades como o azul, verde, amarelo e até vermelho podem retratar o visual mais descontraído dos homens contemporâneos.

Dessa foram, o ideal é buscar um equilíbrio entre as cores das paredes e as cores dos móveis. Ou seja, se você não abre mão dos tons escuros e neutros, escolha móveis com tonalidades mais claras. Além disso, os papéis de parede também são uma excelente alternativa para trazer mais cor ao ambiente. Cuidado apenas com tonalidades muito escuras, especialmente em quartos pequenos, porque elas podem trazer a sensação de que o ambiente é ainda menor.

Nas áreas de trabalho, é preciso ter um pouco mais de cautela no uso das cores para não enjoar da decoração depois de um tempo.Assim, é bom apostar em paredes em tons claros com móveis escuros que deixam o ambiente mais equilibrado para que você possa investir em itens decorativos com mais cor e estilo.

2. INVISTA NA PRATICIDADE DOS MÓVEIS

Mesmo entre homens com estilos diferentes, a praticidade é uma característica comum à maioria deles. Por isso, a organização e a decoração da casa precisam de móveis que atendam à rotina masculina, sem deixarem de imprimir a personalidade do morador.

Para isso, prefira peças que tenham um visual versátil e mais enxuto, pois elas conseguem expressar essa praticidade e essa sobriedade masculinas. Móveis com formas geométricas e sólidas e modulados são perfeitos para integrar qualquer ambiente.

No quarto, a cama é peça de destaque, mas não se esqueça de que ela precisa dividir espaço com outros móveis, como o criado-mudo e o guarda-roupa.

O ideal é que haja espaço suficiente para que você consiga relaxar e transitar pelo cômodo sem dificuldade. Se o ambiente for um pouco maior, você pode incluir uma poltrona de leitura ou uma escrivaninha. No ambiente de trabalho, além de mesa e cadeira, procure incluir móveis de apoio e armazenamento, como estante, prateleira ou rack.

3. REFLITA SEU ESTILO NOS ITENS DE DECORAÇÃO

A escolha dos materiais e texturas também são fundamentais na hora de dar aquela cara mais masculina no ambiente. Assim, materiais com acabamento em madeira, couro e aço representam muito bem o jeito de ser dos homens. Se você curte um clima retrô ou rústico, invista em itens com um visual mais desgastado ou vintage para manter a atmosfera masculina.

Além disso, os itens decorativos são a melhor oportunidade para você imprimir sua personalidade no espaço a ser decorado. Gosta de fotografia? Que tal imprimir aqueles registros da última viagem ou de um encontro com os amigos e criar uma galeria na parede do quarto? Pôsteres também são muito bem-vindos.

Mais uma dica, é aproveitar para organizar seus hobbies e utilizá-los na decoração. Ou seja, se você é fã de literatura, exponha seus livros preferidos em estantes ou nichos próximos à cama. O mesmo vale para os instrumentos musicais e itens esportivos. Existem ganchos especiais para pendurar esses itens na parede.

Embora o ambiente de trabalho exija um espaço limpo para manter a praticidade do uso no dia a dia, é possível adicionar um toque de sua personalidade ao ambiente. Uma luminária divertida pode trazer um charme à área de trabalho masculina, por exemplo.

4. FAÇA A ADEQUAÇÃO DA ILUMINAÇÃO AO USO DO AMBIENTE

A iluminação é um elemento essencial na decoração de um espaço já que ela interfere diretamente no conforto, no acolhimento e na eficiência do ambiente. No quarto, a iluminação amarela oferece uma sensação de relaxamento maior que a mais fria. Você pode incluir pontos nas laterais do espaço para criar um ambiente ainda mais aconchegante ou incluir uma luminária próxima à cama.

Em alguns ambientes, como cozinha, banheiro, área de serviço e estação de trabalho, o ideal é o uso de uma iluminação de cor mais fria, já que esse tipo de iluminação contribui para o rendimento do trabalho. Se o espaço em questão for multifuncional, inclua a opção de meia-luz. Assim, você consegue alternar os tipos de iluminação sempre que necessário.

5. ABUSE DA TECNOLOGIA

Os recursos tecnológicos viraram uma das tendências na decoração para homens com o techorating. Esse termo diz respeito à combinação entre a tecnologia e a produção do ambiente, não apenas para deixar o espaço mais bonito.

Hoje, é possível controlar, por meio de sistemas de automação, muitas funções em sua casa para deixar o espaço mais confortável. Imagine, por exemplo, chegar ao quarto depois de um dia cansativo e encontrar o ambiente refrigerado com uma iluminação mais intimista.

Colocar a TV e as caixas de som na parede é outro exemplo de techorating. E a tecnologia fica ainda mais evidente se você transformá-la em um quadro ou porta-retrato enquanto ela não estiver em uso. A luminária em LED e o laptop da área de trabalho também podem ser utilizados como itens tecnológicos que decoram sem abrir mão de suas funcionalidades.

6. TRAGA AS PLANTAS PARA OS AMBIENTES MASCULINOS

Móveis, cores e objetos são itens essenciais na composição de um ambiente, mas as flores e plantas podem trazer um charme a mais também à decoração de espaços masculinos. Apesar de estarem mais associadas ao universo feminino, existem espécies que podem funcionar muito bem nos cantinhos dos homens. Elas não exigem muito planejamento ou manutenção. Quer alguns exemplos?

Se você não tem prática ou paciência para as flores e plantas, uma boa sugestão são os cactos, ou suculentas em geral. Ele precisa apenas de um local ensolarado e de rega uma ou duas vezes ao mês. Mas, se você tem intimidade com as plantas, a palmeira de sombra traz mais verde para seu ambiente. Ela precisa ser regada semanalmente, e as folhas precisam de uma limpeza mensal para retirar a poeira.

Já no espaço de trabalho, o mini-antúrio é mais indicado, já que essa espécie prefere ambientes com sombra.

7. NÃO SE ESQUEÇA DO PISO

Por fim, fique atento ao piso. Existem dois tipos de piso ideais para a decoração de qualquer ambiente: o piso vinílico e o piso de madeira. Esses revestimentos são neutros, o que facilita a integração com o ambiente, e oferecem conforto em qualquer espaço. Mas se a área a ser decorada tiver um piso frio, como a cerâmica ou o porcelanato, aposte em um tapete para trazer mais aconchego ao local.

Você viu que não existem regras a serem seguidas na decoração para homens. Entenda as necessidades do ambiente a ser decorado, inspire-se em nossas dicas e não se esqueça de trazer sua personalidade para o espaço.

Agora que você sabe como decorar melhor os seus ambientes, compartilhe essas dicas em suas redes sociais!