Black fridayPowered by Rock Convert

Combinar cores de sapatos com as cores e o estilo das roupas pode ser um desafio, principalmente para quem tem medo de arriscar e inovar no visual. Se você é uma dessas pessoas, pare de se preocupar agora mesmo! Saiba que não existe apenas uma forma correta de fazer essa combinação, mas, sim, inúmeras possibilidades que podem ser exploradas.

Para ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas infalíveis para você aprender como escolher as cores de sapatos sem medo de errar. Confira!

1. Combine com a roupa

A primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de combinar seus sapatos é a roupa que você vai vestir. Pois existem algumas combinações de cores que podem resultar em visuais cafonas. Como é o caso de verde e roxo, por exemplo.

Para você não correr esse risco, dê preferência sempre a cores análogas ou tons e subtons, que são comprovadamente combinações certeiras. Já quem quer ousar um pouco mais pode apostar nas cores complementares, que conferem resultados mais despojados, mas sem exagerar.

2. Considere o material de fabricação

Alguns materiais já deixam clara qual a finalidade daquele sapato. Como é o caso do couro, muito utilizado na fabricação de botas, por exemplo. Além disso, há alguns materiais que são mais esportivos, como tecido ou borracha, e, por isso, caem melhor com roupas mais leves, para ocasiões informais.

3. Aposte nas cores coringas

Quem quer uma dica infalível pode sempre apostar no óbvio. Sendo assim, escolha sapatos pretos, marrons ou brancos, que caem bem com quaisquer outras cores. Além disso, eles ainda podem ser muito elegantes se você acertar na escolha das roupas e a depender do modelo e do material de fabricação.

4. Não ignore as meias

As meias, muitas vezes, são ignoradas e vistas apenas como um objeto utilitário. É importante ressaltar, no entanto, que essas peças também podem fazer parte da composição do look. Especialmente quando você está usando bermudas e elas ficam à mostra. Dessa maneira, temos algumas dicas para você não errar na escolha da meia.

A primeira delas é direcionada a quem prefere visuais discretos. Nesse caso, o ideal é combinar a meia com a calça ou a bermuda, usando a mesma cor e o mesmo tom, o que dá mais harmonia pela sensação de continuidade. Combinando a meia com o sapato, você não cometeria uma falha, mas essa escolha tira o destaque do calçado, que pode ser o personagem principal do seu visual.

Quem prefere um estilo mais descontraído, por sua vez, pode escolher meias estampadas e, até mesmo, coloridas, mas é importante ter muito cuidado e dar preferência a cores que complementam o restante das peças.

5. Evite os visuais monocromáticos

Visuais monocromáticos podem ser muito descolados e, de vez em quando, retornam às tendências do momento. Apesar disso, eles são muito arriscados para quem não sabe como suavizá-los misturando diferentes materiais e tons e podem resultar em uma combinação pesada. Por causa disso, o ideal é evitá-los e dar preferência à mistura de cores.

Como você viu em nosso post, os sapatos são peças importantes para quem quer se vestir bem e há diversas maneiras de explorar suas cores, formas e materiais. O importante é ser criativo e não exagerar para garantir visuais adequados às situações.

Depois de conferir nossas dicas para escolher cores de sapatos, que tal escolher um novo modelo para compor seus visuais? Confira nosso catálogo e opte pelo seu preferido.