Com a crise atual causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), o mercado ficou instável e muitas pessoas tiveram o seu financeiro abalado. Devido a atual pandemia, é praticamente impossível rentabilizar de forma eficiente e fazer com que os ganhos sejam maiores ou parecidos com aqueles recebidos antes de toda a crise.

Dessa forma, é preciso buscar alternativas de controlar o nosso financeiro atual e administrá-lo da melhor forma.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e confira 4 dicas para não perder o controle financeiro durante a crise.

1. Organize o seu orçamento atual

Antes de tudo, precisamos entender como está o nosso orçamento pessoal para fazer a redução de custos durante o período de crise. Caso não saiba por onde começar, passe a anotar todos os seus gastos do dia, e estenda esse processo por um mês completo.

Além disso, comece a observar o seu padrão de consumo e classifique-os em prioridades. É ideal que você tenha uma visão ampla de seus gastos mensais e consiga categorizá-los em níveis de importância, e assim, futuramente, eliminar gastos desnecessários.

2. Administre as faturas do seu cartão de crédito

Quando o financeiro aperta, geralmente tendemos a utilizar os cartões de crédito para fazer compras e dividi-las em parcelas. Apesar de ser um ótimo aliado em tempos de crise, precisamos nos atentar ao montante de parcelas que são divididas continuamente e que podem acabar gerando uma bola de neve nos próximos meses.

Por isso, em momentos de instabilidade financeira, utilize o seu cartão de crédito apenas para gastos estritamente necessários e elimine compras supérfluas.

3. Faça listas de compras e classifique-as por nível de necessidade

Já que o foco é a redução de gastos e controle de despesas, na hora de fazer suas compras, priorize-as em necessidades. Por exemplo: utensílios pessoais e produtos alimentícios, como feijão, arroz, carnes e verduras, devem estar no topo da sua lista de compras prioritárias, já que são elementos importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Roupas e sapatos podem ser consideráveis, sobretudo quando acontecerem situações atípicas em que é preciso sair de casa.

Classifique todas as suas compras por nível de necessidade e busque eliminar os últimos níveis do orçamento, já que indicará compras desnecessárias para o seu financeiro.

4. Quando possível, faça uma reserva de emergência

Para “folgar” a situação da sua carteira, nada melhor que construir uma reserva de emergência. Por mais difícil que possa ser, é importante separar uma porcentagem mínima de seus ganhos para reservas, caso o financeiro não sustente as demandas atuais. Não estipule o valor fixo a ser depositado no fundo, apenas enriqueça-o continuamente com o valor que você achar considerável para o momento.

E aí, gostou das dicas? Ter um controle financeiro em tempos de crise é fundamental para evitar futuros problemas, contribuindo, assim, para gastos mais conscientes.

Agora que você já conhece todas as dicas para ter um controle financeiro de sucesso, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos similares.