O verão é uma das épocas mais alegres do ano. Pode ser por conta das férias ou por conta das altas temperaturas que permitem aproveitarmos uma praia ou cachoeira. Apesar de todos os benefícios desta época o sol pode também ocasionar alguns problemas. Os principais estão relacionados ao suor e aos odores desagradáveis. Saiba então como ficar cheiroso sempre mesmo durante o verão.

Utilize os produtos certos

Alguns produtos ajudam e muito a prevenir odores desagradáveis de verão. Nessa hora não vale economizar. Os desodorantes com maior duração nem sempre são os mais baratos, mas o investimento vale a pena. Afinal, eles ajudam a controlar por mais tempo a proliferação de bactérias que geram o cheiro desagradável. Além disso, o banho com sabonetes antissépticos também é uma boa opção para quem sofre mais com os desconfortos do suor.

Outro lugar que pode acumular cheiro desagradável é nos pés. Nesse caso, o ideal é utilizar talcos antissépticos ou sprays que ajudam a controlar o odor do suor. Os produtos geralmente podem ser aplicados nos calçados e diretamente nos pés.

Cuidado redobrado com os calçados

Durante o verão é fundamental prestar atenção no tipo de calçado que se usa. Isso vale especialmente por dois motivos. O primeiro é o odor desagradável que pode surgir nos pés. O segundo é que um sapato inadequado pode fazer com que os fungos se proliferem nesta região. Além disso, as temidas frieiras e os fungos são um grave risco para as unhas, já que são difíceis de serem eliminados.

Por isso, o ideal é mesmo prevenir. Utilizar calçados que permitem uma boa ventilação é o mais recomendado. E ainda, sempre que possível, intercalar o uso dos calçados, para que possam arejar. Claro que também é importante prezar pelo conforto. Por isso, é bom optar sempre por calçados mais leves.

Tome cuidado com os pelos do corpo

Outra dica para ficar cheiroso sempre é o cuidado com os pelos. Afinal, eles tendem a reter a umidade e produzir mau cheiro. Por isso, é fundamental cuidar da higiene pessoal. Mas caso não queira eliminar os pelos, a dica é caprichar na hora do banho.

Por isso, homens com barba também precisam tomar cuidado. Afinal a barba também pode acumular umidade o que é um prato cheio para bactérias. Porém, não precisa cortar a barba para curtir o verão. Basta ficar atento e lavá-la cuidadosamente após longa exposição ao calor.

Oleosidade na pele também causa mau cheiro

Nem todo mundo sabe, mas uma pele oleosa tende a ter um cheiro característico. A oleosidade é causada por uma produção de secreção das glândulas sebáceas. O famoso sebo, porém, tem um odor desagradável. Para acabar com isso, o ideal é lavar bem o rosto, o pescoço e as costas com sabonete próprio para pele oleosa. Vale também consultar um dermatologista para descobrir a origem do problema.

Além de todos esses cuidados, é muito importante trocar de roupa diariamente. Nada de repetir a camiseta para voltar para a praia. Pois a umidade do suor faz com que as bactérias se reproduzam e o mau cheiro fica cada vez mais forte. O cuidado também vale para a roupa de cama e toalha de banho.

Agora que você já sabe como ficar cheiroso sempre, mesmo no verão. Que tal ler mais sobre dicas para curtir o verão? Acesse outros artigos em nosso blog.