Antigamente, o velho “rabisco” na pele era visto como um ato de rebeldia. Hoje, cá entre nós, já é bem mais aceito na sociedade e, inclusive, representa muito mais um estilo de vida que qualquer outra coisa, concorda? Só que para manter um visual legal e evitar que a arte perca sua beleza, é muito importante saber como cuidar da tatuagem!

É exatamente sobre isso que vamos falar neste post e deixar algumas dicas infalíveis para seus desenhos sempre estarem destacados e com a aparência de bem cuidada. E aí? Podemos começar?

O que acontece se não cuidar bem da tatuagem?

Bom, em primeiro lugar, é imprescindível que a arte tenha sido feita por um profissional, com os devidos cuidados e materiais de qualidade. Afinal, tanto a tinta, como a prática de tatuar, se não forem confiáveis, podem fazer com que o desenho desbote ou, até mesmo, não cicatrize. Portanto, pesquise bem e nada de economizar nessa hora, combinado?

Depois de feita, é fundamental manter uma rotina de cuidados até que não precise mais. Por exemplo, é bom se proteger do sol, não abusar da alimentação e se hidratar frequentemente. Tudo isso, veremos com mais detalhes a seguir! Bora lá!

Como cuidar da tatuagem de forma adequada?

Mantenha a tatuagem hidratada

Isso vale, especialmente, nos primeiros dias, mas não custa nada manter uma rotina de hidratação, mesmo depois de cicatrizar. Afinal, após finalizar a sessão, a tendência da pele é descascar a superfície desenhada e isso pode fazer a região coçar bastante. Normal! Só que passar a unha ou arrancar essas casquinhas não é recomendado, pois pode ferir ou estragar a arte.

Então, um creme hidratante sempre vai ajudar a amenizar essas irritações e evitar que você coce por cima da tatuagem. Por fim, a hidratação ajuda a manter a cor e a vivacidade do desenho.

Mantenha a higiene da tatuagem

Outra dica de como cuidar da tatuagem é mantendo a higiene diária do local e, de preferência, nos dias seguintes ao de sua finalização. Afinal, mesmo que superficial, as agulhas ferem a pele e não lavar pode aumentar o risco de infecções. 

Powered by Rock Convert

Para isso, prefira apenas usar o sabonete e também não precisa esfregar com força. Basta massagear levemente com a espuma e água, com o intuito de tirar as impurezas, a pele seca e os excessos. Após o banho, não esqueça de aplicar o creme hidratante novamente, ok?

Proteja do sol

Nada de sair do estúdio e ir para a praia, hein? Mas falando sério, o Sol não é o melhor amigo das tatuagens, por isso, é sempre bom mantê-la protegida dos raios ultravioletas, mesmo depois de cicatrizada. Afinal, eles interferem diretamente nas cores e nos traços da arte. 

Depois de um tempo sem proteção, a tendência é que as linhas engrossem e os tons percam o brilho. Portanto, sempre que sair, é bom passar um protetor solar na pele.

Quais produtos são recomendados para cuidar da tatuagem?

Quem já tem alguma tatuagem, provavelmente já conhece alguns cosméticos básicos para ajudar nos cuidados. Para quem é marinheiro de primeira viagem: vale a pena anotar as dicas! O primeiro é o Bepantol, uma pomada de ação protetora e hidratante, indicada logo nos primeiros dias até a hidratação.

O óleo de coco, de amêndoa ou cremes, como o Nivea, também são excelentes para manter a tatuagem sempre hidratada e com brilho, além de poderem ser usados todos os dias, durante e depois da cicatrização!

Essas foram nossas dicas básicas de como cuidar da tatuagem. Quem as segue passará o resto da vida com aquela arte perfeita e bonita, sem precisa retocar ou refazer ao longo do tempo. Para manter o visual completo, não se esqueça de investir na aparência, com um penteado e barba perfeitos, camisas e calças impecáveis e aquele calçado maneiro para ninguém botar defeito!

Curtiu saber como cuidar da tatuagem? Quer saber mais dicas como essa e muitas outras sobre o universo masculino? Então, siga nossa página no Facebook e seja bem-vindo à família!