Black fridayPowered by Rock Convert

Algumas estampas ficaram famosas e consagraram-se como clássicas ao longo do tempo, como listras, poás, xadrez e florido. Mas nem todas as pessoas sabem como combinar estampas e acabam com medo de se arriscar ou exagerar na combinação.

Outros fatores que levaram à insegurança foram os exageros de ícones de TV, como o saudoso Agostinho Carrara, de A Grande Família. Por causa disso, muitos homens têm medo de apostar em camisas estampadas e conferir um efeito cômico ou brega ao visual, fazendo alusão ao personagem.

Para evitar essa insegurança e aprender, de uma vez por todas, como combinar estampas sem medo, confira nossas dicas abaixo!

1. Aposte em cores semelhantes

estampa xadrez

Uma dica para quem não quer errar na hora de usar estampas é combinar cores que se assemelham. Assim, se você está usando uma camisa com estampa em que predomina a cor vermelha, dê preferência a uma bermuda ou calça lisa, de cor vermelha ou vinho. Essa dica serve, inclusive, para os mais ousados que querem usar um mix de padrões, pois garante uma harmonia ao visual.

2. Saiba usar cores complementares

Quem tem um espírito mais jovem pode ir além das cores semelhantes e passar para as complementares, que ajudam a criar looks mais alegres e inovadores, mas sem o perigo de cair nos exageros. A regra é a mesma: observe qual a cor predominante na estampa e selecione uma outra peça lisa, na cor complementar. Assim, por exemplo, para as estampas amarelas, escolha uma outra peça violeta.

3. Misture listras com outras estampas

Listras nunca saem da moda, por isso, as peças com esse padrão são coringas em um guarda-roupas. Além de atemporais, elas caem muito bem com outras estampas, como poás ou floridos, o que é uma excelente ideia para quem quer sair do lugar-comum e montar looks mais modernos.

4. Dê preferência às cores neutras

Se você ainda é iniciante no assunto e tem medo de se arriscar no mundo das estampas, deixe de lado as cores extravagantes e aposte nos tons neutros, que combinam muito bem entre si. Dessa maneira, dê preferência a determinadas cores, como branco, preto, marrom, cinza ou off-white, como o bege.

Essas cores também servem como contraponto para estampas multicoloridas, já que promovem um certo equilíbrio no visual. Sendo assim, considere combinar uma bermuda florida com uma camiseta branca, por exemplo.

5. Na dúvida, use jeans

combinar estampas

Já faz muito tempo que o jeans caiu nas graças do mercado da moda e não há indícios de que ele sairá tão cedo das vitrines. Afinal, jeans é aquele padrão que cai bem com tudo. Por causa disso, sempre tenha peças jeans em seu guarda-roupas e não tenha medo de combiná-las com peças estampadas.

Como você pode ver, usar estampas não é um bicho de sete cabeças. Basta ter bom senso na hora de escolher as peças e um pouco de conhecimento sobre combinação de cores, e é possível montar visuais modernos e diferenciados.

Agora que você já sabe como combinar estampas, que tal descobrir algumas maneiras estilosas de usar camisa xadrez? Leia em nosso post!