Entender como combinar cores não é uma tarefa tão fácil ou intuitiva como muitas pessoas fazem parecer. Pessoas que trabalham com design, artes visuais, entre outras áreas que brincam com os tons, levam sempre em consideração o círculo cromático para ser o guia na hora da combinação.

Esse círculo é uma organização das 12 cores visíveis pelo olho humano — as primárias, secundárias e terciárias — em um formato semelhante a uma pizza. Desse modo, é possível identificar as colorações que se complementam, que são análogas e tríades.

cÍRCULO CROMÁTICO

Temos certeza de que você tem muita curiosidade em saber mais sobre esse assunto, não é mesmo? Por isso, separamos diversas dicas para ajudá-lo a combinar cores em roupas e sapatos. Para conferir, é só continuar a leitura!

Saiba como combinar cores

As principais cores vistas pelo olho humano são: azul, vermelho, amarelo, verde, violeta, laranja e mais 6 cores terciárias. Que são os resultados da mistura dessas anteriores. Em uma sequência, elas formam o círculo cromático, divididas entre tons frios e quentes.

Veja, a seguir, como combiná-las nas roupas e sapatos para garantir um visual mais estiloso!

Tons terrosos

combinação tons terrosos

Determinadas tonalidades, como o marrom, o caramelo, o bordô, o bege, entre outras terrosas, voltaram a estar em alta e vieram para ficar. O mais interessante de usar essas cores em roupas e sapatos é poder combiná-las entre elas mesmas, variando em tons mais escuros e claros.

Elas conseguem transformar uma peça simples em outra muito mais elegante. E ainda, podem ser usadas em itens do estilo casual, clássico, moderno e, inclusive, em roupas mais refinadas.

Monocromático

Combinação monocromático

Um visual monocromático é formado por apenas uma cor em todas as roupas e, às vezes, nos calçados também. Looks desse estilo são totalmente modernos e harmonizam bastante com o ambiente urbano.

Powered by Rock Convert

Você pode apostar em produções all black, totalmente azuis — especialmente, o jeans —, totalmente brancas e, até mesmo, ousar em uma composição bem colorida. Apenas tente ajustar essa cor de acordo com o local em que você pretende estar.

Cores análogas

Cores Análogas

O nome já diz: elas são aquelas semelhantes entre si. No círculo, as 3 colorações que estão lado a lado são consideradas análogas e conseguem harmonizar facilmente umas com as outras.

Para combinar em uma composição, você não precisa usar todas as 3 cores. Mas se está em dúvida de qual tom pode ficar bem com a peça escolhida, procure um círculo cromático e encontre aqueles que o acompanham. Assim, você tem a certeza de que não tem chances de errar.

Cores complementares

Combinação Cores Complementares
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

As cores complementares são aquelas que estão sempre em frente umas das outras, dentro do círculo. E o contraste que fazem entre si torna perfeita a combinação, como o azul e o alaranjado, o verde e os tons rosados, entre outras. Você pode perceber que, em algumas peças, a costura assume um tom complementar com o do tecido, deixando-as mais estilosas.

Uma boa ideia é usar a blusa em uma tonalidade e, na parte de baixo, pegar a sua complementar. Vale a pena também apostar em um visual monocromático e em sapatos com as cores complementares.

Ou seja, essa aparência é bem diferente do que explicamos no tópico acima, no qual sugerimos sempre apostar em uma peça neutra, especialmente preta ou branca, justamente para “quebrar” a sequência de cores e tons. Aqui, a ideia é justamente contrária! O foco é realmente seguir uma sequência de cores que se encaixam perfeitamente!

Quando apostar nessas combinações de cores de roupas e sapatos?

Tudo dependerá da ocasião e do evento. No entanto, vale ressaltar que tons mais escuros e neutros acabam dando mais elegância e charme a certas combinações. Por exemplo, o clássico terno preto, com uma calça de tonalidade mais fechada, e o velho sapato de couro são indicados para momentos mais formais.

Já quando a ocasião pede algo mais casual e à vontade, a ideia de combinar cores de roupas e sapatos com tonalidades mais alegres e presentes pode se encaixar melhor na proposta. Ou seja, um churrasco com amigos, um passeio de final de semana ou aquele encontro com uma pessoa especial podem ser os momentos mais propícios para esse estilo.

Em resumo, combinar cores de roupas e sapatos pode ter uma variação infinita, apesar de seguir alguns padrões básicos. No entanto, é válido reforçar a ideia de que você deve usar aquilo que lhe faz bem e lhe agrada e, cá entre nós, hoje em dia, é bem mais fácil encontrar um estilo próprio, tendo em vista a diversidade de acessórios, calçados e roupas que temos à disposição, não é mesmo? Portanto, reinvente-se e capriche nas combinações!

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque aquele amigo que sempre está na dúvida de como se vestir e combinar cores de roupas e sapatos!