O colete masculino é uma peça que nos acompanha a muito tempo e já se tornou praticamente um clássico do guarda-roupas masculinos. Mas depois de passar um tempo um pouco esquecido no fundo do armário, após seu ápice nos anos 90 ele voltou a aparecer discretamente nas passarelas e promete ser uma grande tendência para o inverno 2021.
Quer saber mais sobre essa peça? Então acompanhe esse artigo e descubra tudo!

A origem do colete

Os primeiros registros de peças que remetam ao colete, são lá da Roma antiga, quando eram feitos em metal como proteção para os soldados. Entretanto, foi somente no século XVII que surgira, os primeiros coletes como artigos de vestimenta, da forma como conhecemos hoje. Ele era uma peça exclusivamente masculina, feita com tecidos bordados, e utilizada por nobres da corte inglesa.
Por isso, apesar da evolução e diversas adaptações da peça, inclusive para o vestuário feminino. O colete sempre manteve esse viés tradicional e sofisticado.

Tipos de colete

Com o passar dos anos o tradicional colete masculino ganhou novas variações e funcionalidades. Veja alguns dos principais tipos de colete que estão presentes no guarda roupas masculino:

Colete Social

O colete social é o modelo mais tradicional e próximo, tanto em estilo quanto em funcionalidade, dos coletes originais. Eles geralmente são feitos em tecidos mais encorpados e sofisticados. Além disso, esse colete costuma ser utilizado sob o blazer e na maior parte das vezes é feito no mesmo tecido ou similar. Por isso, é indicado para ocasiões mais formais

Colete de tricô

Por outro lado o colete de tricô é uma adaptação mais voltada para o dia a dia. E tem como principal função aquecer. Além do tradicional tricô ele também pode ser em lã ou outro material similar. É o modelo mais clássico e que que promete retornar com tudo ao guarda roupas masculinos.

Para um visual mais descontraído, vale compor com camisa de cor contrastante e combinando com um dockside, nos pés. O resultado é um look equilibrando entre o sofisticado e o moderno. Mas se você faz o estilo mais tradicional, combine com uma camisa de cor similar e aposte em um bom sapatênis.

Colete Esportivo

Este é o modelo mais popular do momento, e aparece em diversos estilos e materiais. Mas como estamos falando de tendências para o inverno, vamos destacar àqueles acolchoados, que estão entre os preferidos dos homens. Ele é perfeito para atividades ao ar livre nos dias mais frios, ou até mesmo para um passeio. Já que é uma peça que aquece bastante, mas também proporciona maior liberdade de movimento.

O colete esportivo pode ser usado tanto com uma roupa de academia, quanto com jeans e camiseta, para um visual mais casual. Complete o look com um tênis casual para ficar ainda mais confortável.

Gostou de saber mais sobre essa peça que promete vir com tudo no inverno 2021? Para mais artigos sobre moda masculina acompanha o nosso Blog e fique por dentro das últimas tendências!