Já abriu seu armário abarrotado e mesmo assim não encontrou nada para vestir? Uma solução prática que pode ajudar a agilizar o dilema sobre a produção de looks é manter o closet masculino apenas com os itens essenciais.

Isso ajuda a manter a organização do seu guarda-roupa e ainda permite a visualização das peças mais rapidamente. Assim, você consegue aproveitar melhor o acervo disponível e até planejar com antecedência algumas combinações, ganhando tempo na produção do visual.

Não sabe o que não pode faltar no seu closet? Então nós te apresentamos. Veja a seguir os itens de moda masculina indispensáveis e dicas para manter tudo no lugar. Continue a leitura!

CLOSET MASCULINO: 6 DICAS DE PEÇAS E ORGANIZAÇÃO

O guarda-roupa masculino ideal precisa ser prático e funcional para o dia a dia mas sem que você precise abrir mão do seu estilo pessoal. Sendo assim, é importante pensar na disposição das peças no closet e em combinações entre as peças. Veja nossas dicas!

1. PALETÓS E TERNOS

Esses são itens indispensáveis em qualquer guarda-roupa masculino e devem ficar pendurados em cabides para a formação de vincos nas roupas. Se você não utiliza essas peças com frequência, utilize capas de TNT para protegê-las da poeira.

Se o seu trabalho exige o uso de terno e paletós, invista no traje business casual. Esse estilo consegue combinar a elegância de uma peça clássica com outros elementos contemporâneos. Você pode, por exemplo, combinar o blazer ou paletó mais tradicional com uma camiseta, calça de alfaiataria e uma bota ou mocassim.

2. CASACOS, CARDIGÃS E JAQUETAS

Um paletó bem cortado sempre dá uma levantada em qualquer visual, mas os casacos, cardigãs e jaquetas também são um ótimo coringa na hora de montar os looks. O combo calça jeans e camiseta pode ter outra cara se você acrescentar uma dessas peças à sua produção, faça o teste!

Para um closet básico, aposte em modelos de casacos e jaquetas em tons de cinza, marrom e esverdeado, pois eles são mais fáceis de combinar. Já o vinho traz um pouco de cor sem deixar de lado a elegância.

Se o seu estilo for mais casual e aventureiro, aposte nas jaquetas do tipo bomber. Como elas são mais largas, utilize uma calça mais reta, do tipo slim, para manter as proporções.

O cardigã é outra peça que traz mais estilo à produção. Se você curte estampas, os modelos étnicos ou geométricos são uma boa pedida. Um mocassim neutro ou um oxford combinam bastante com esse visual. Os casacos são uma alternativa para um look casual esportivo e as jaquetas jeans e de couro vão bem em qualquer produção.

Mas lembre-se de que essas peças também precisam ser armazenadas em cabides.

3. CAMISETAS E CAMISAS

O closet masculino precisa de: camiseta branca, camisetas coloridas ou com padrões, camisa lisa de manga curta e camisas de manga comprida, sendo um modelo social e outro mais casual. Mescle os tipos de gola e tecido para dispor de opções para diferentes situações e temperaturas.

Se for adotar o modelo camiseta + calça ou bermuda, aposte em um calçado que tenha textura, como a camurça, para trazer mais estilo ao look. Em sobreposições, utilize uma camisa lisa de cor neutra para não sobrecarregar o visual.

Quanto à organização, existem 3 opções de armazenamento das camisetas:

●          em cabides: o ideal é que fiquem separadas por cor, seguindo a lógica das mais escuras para as mais claras;

●          dobradas e guardadas em uma prateleira: aqui o cuidado é para não formar uma pilha muito alta para evitar a bagunça na hora que for pegar sua peça;

●          em gavetas: para facilitar a visualização, você pode dobrar a camiseta em rolinhos. Existem vídeos na internet explicando o processo.

4. CALÇAS E BERMUDAS

As calças também estão na lista de peças essenciais para um closet prático e funcional. Um modelo de alfaiataria em cor neutra, por exemplo, salva a produção nos dias em que você precisa compor um visual casual chique. As peças em jeans e sarja apresentam diferentes lavagens e cores. Escolha aquelas que mais têm a ver com seu estilo.

Mas independentemente da preferência, fique atento ao caimento das calças e fuja dos modelos mais largos na perna, pois eles achatam a silhueta. E atenção à barra: o ideal é que ela encontre o calçado sem criar aquele efeito sanfona.

A bermuda é uma das peças mais versáteis do guarda-roupa masculino. Um modelo de alfaiataria pode, por exemplo, ser combinado com um blazer, garantindo o estilo em um ambiente mais formal. Já as bermudas de sarja ou jeans nunca saem de moda. Afinal, elas combinam com camisas formais, camisas de gola polo e camisetas. O calçado varia de acordo com a parte de cima escolhida e pode ir das sandálias aos sapatênis, botas e mocassins.

As calças e bermudas ficam melhor organizadas no closet quando armazenadas em cabides. Escolha os modelos de veludo ou emborrachado para evitar que elas amassem.

5. CALÇADOS

Assim como as roupas, os calçados também devem representar o seu estilo em todas as ocasiões e são itens importantíssimos do closet masculino. Se você gosta de um visual mais descontraído e elegante, o mocassim e o dockside são dois ótimos modelos. Eles combinam com roupas mais casuais e até com blazer, como você viu há pouco.

Mas, se você gosta de acompanhar as tendências, as botas são uma boa pedida. O modelo tipo coturno já virou um clássico, enquanto a bota chelsea é bastante versátil e combina até com looks mais formais.

Além disso, o tênis é um calçado indispensável em qualquer guarda-roupa masculino. Quem segue um estilo esportivo e aventureiro pode apostar nos modelos abotinados e com design mais arrojado. Mas se você não abre mão do conforto para curtir momentos de relaxamento, pode investir em modelos de tênis mais clássicos. Já para aqueles que são do time que preza pela combinação entre design e funcionalidade, pode gostar do sapatênis.

Armazene seus calçados em prateleiras, sempre visíveis e aos pares. Nunca empilhe um sobre o outro, pois isso danifica e suja o sapato.

6. MEIAS

Aqui vão algumas dicas básicas sobre a combinação de meias com calçados e roupas. Se você quer alongar a silhueta, procure uma meia na mesma cor que a calça. Nesse caso, o calçado também precisa seguir a mesma paleta de cores.

Quando vestir um jeans, você pode optar combinar sua meia com o calçado ou com a calça. Com as bermudas, você pode tanto optar pelo modelo soquete quanto os modelos mais altos, se gostar de ousar mais no estilo. E meias brancas ficam melhor com visuais mais esportivos.

A dica de organização das meias vale também para as roupas íntimas: os organizadores de gaveta são divididos em nichos. Você pode organizar por pares e setorizar por cor ou tipo de modelo.

O closet masculino organizado ajuda você a explorar mais o potencial das peças que você já tem em seu armário. Mas não deixe de buscar inspirações de looks para aproveitar ainda mais a versatilidade de suas roupas e calçados.

Gostou das nossas dicas?