É bem comum ouvir a frase de que o modo de se vestir diz muito sobre a personalidade da pessoa.

Da mesma forma que outras características pessoais, como corte de cabelo e postura podem dar indícios sobre o perfil de comportamento de um indivíduo.

Neste sentido, um outro acessório muito utilizado no dia pode ser capaz de revelar traços da personalidade de alguém: são os calçados!

Estudo lançado pelo site americano The Huffington Post, em 2013, reforça esta perspectiva. Na análise, ficou demonstrado que as mulheres julgam a personalidade do sexo oposto e o senso de moda dos homens muito por conta do calçado que vestem.

Foi analisada a opinião de mulheres das classes A e B, em que 64% delas disseram que costumam avaliar o senso de moda masculino a partir do que eles calçam no primeiro encontro.

Outra pesquisa, divulgada em 2016 pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, segue nesta linha, mostrando que os calçados podem ser reveladores de aspectos da nossa personalidade.

Como foi feito o estudo?

O levantamento se baseou na participação de voluntários, que ofereceram fotos dos seus tênis e sapatos e responderam a um questionário com perguntas pessoais.

Posteriormente, um outro grupo de participantes teve que apontar características e perfis sobre os donos de cada item.

O índice de acerto foi extremamente alto. A pesquisa concluiu que 90% das características pessoais de um indivíduo podem ser detectadas simplesmente a partir da análise do estilo, preço, cor e condição de um sapato.

Quais as relações estabelecidas?

O estudo aponta que calçados mais chamativos geralmente são associados a pessoas mais extrovertidas.

Da mesma forma que calçados caros indicam uma boa condição financeira do usuário.

Os sapatos confortáveis são mais associados a pessoas tranquilas e calmas. Enquanto sapatos escuros, costumam calçar pessoas mais sóbrias e reservadas.

Fator psicológico

Os dados coletados reforçam o poder que a psicologia exerce no ser humano. Para a Psicologia, todas as nossas atitudes e comportamentos manifestados podem representar conteúdos internos.

A análise, porém, não pode ser simplificada. Trata-se apenas de um aspecto da personalidade que pode ser identificada e não significar que o perfil completo daquela pessoa está definido.

Montando um look masculino

No momento de montar o seu look, o homem precisa respeitar a sua personalidade, optando por um estilo de calçado que se adeque e combine com o seu gosto.

Não se pode deixar de levar em consideração também o tipo de evento a que se vai comparecer. Dependendo do propósito e da necessidade da ocasião, a opção de calçado pode variar.

Sapatênis, por exemplo, são calçados casuais que se relacionam bem e combinam com variadas peças do vestuário masculino.

Formam boas combinações com o sapatênis:

  • Bermudas;
  • Calças;
  • Camisas estampadas básicas;
  • Camisa polo mais formal.

Ele pode ainda se adaptar a diversos ambientes e situações, sejam formais ou informais.

Conforto nas horas livres também pode vir acompanhado de um calçado dockside. Ele é despojado e perfeito para ser usado em dias quentes.

Apresentando cadarços laterais, o tênis dockside combina com bermudas, calças skin ou calças com barras dobradas. Recomenda-se que ele seja usado sem meias.

Gostou do conteúdo? Venha acessar mais artigos no nosso blog!