Uma ótima alternativa para sair do trivial, ou do democrático jeans, é apostar na calça de alfaiataria para compor os looks nas mais diversas ocasiões. Apesar de também ser conhecido como calça social, esse modelo não se limita a ambientes formais, como no trabalho ou eventos mais importantes. Hoje, ela também se encaixa perfeitamente em situações casuais, com um toque sofisticação e estilo.

Normalmente confeccionada em tecidos mais nobres e frescos, quando de boa qualidade. A calça de alfaiataria possui uma construção mais leve, em comparação a outros modelos como o jeans, e conta com o bolso faca, que é mais discreto e elegante.

Por isso, essa peça pode ser usada em qualquer estação e com diversas combinações. Então, confira 4 dicas para incluir a calça de alfaiataria nos seus looks.

Aposte nas cores certas

Para fazer combinações de forma mais fácil, sem o risco de errar, opte por calças lisas. De preferência, na cor cinza ou azul-marinho. Caso goste, ainda é possível investir numa padronagem xadrez mais suave e combinar com peças mais sóbrias para manter a discrição.

Evite a calça na cor preta, pois pode pesar no resultado, deixando o look mais sério, a não ser que a ocasião peça um terno completo. Em eventos diurnos, o bege também é uma ótima opção.

Camisas casuais e sociais

Tem quem goste de usar a calça de alfaiataria até com camiseta. Mas nesse caso, cabem aquelas mais básicas que você tem no armário. Combinar com polo monocromática e sem detalhes também traz um resultado bastante interessante. Entretanto, sempre considere as premissas do minimalismo, ou seja, evitando mistura de cores, detalhes, listras, costuras diferentes e desenhos.

Se a ideia é não ousar demais, aposte em camisas casuais ou sociais. Existem diversas cores neutras que permitem uma variedade de combinações com a calça de alfaiataria.

Tênis ou sapato?

É bom ter mente que, quando se quer combinar a calça de alfaiataria nos seus looks casuais, a ideia é balancear a “seriedade” que essa peça já traz. Em primeiro lugar, saiba que os tênis esportivos estão fora de cogitação nesse caso. Já os sapatênis são uma ótima opção, principalmente se o quesito conforto for uma prioridade. O tênis branco de couro é sempre uma boa pedida.

Os sapatos casuais, por sua vez, complementam a calça de alfaiataria com sofisticação, ao mesmo tempo em que deixam o look descontraído. E, aqui, entram também quaisquer botas que tenham um estilo mais social. Portanto, diversos modelos podem entrar em cena com a calça de alfaiataria, a sua escolha vai depender das suas preferências e da ocasião.

Sobreposições

Afinal, como fica o uso casual das calças de alfaiataria no inverno? Muito simples. Essa peça aceita qualquer tipo de sobreposição, desde jaquetas e blazers até suéteres e cardigãs, ou seja, use o que a ocasião pedir.

Vale lembrar a regra de manter simples todos os componentes do look, evitando estampas, traçados, detalhes, modelos espalhafatosos. Caso queira adicionar um ponto de cor, invista num calçado que harmonize com as peças e proporcione esse contraste.

Aproveite e confira os lançamentos da Kildare, com diversos modelos de calçados que completam qualquer look com muito estilo e conforto.